ASSINE
search button

Agenda - 28 de fevereiro a 6 de março: começa a temporada de orquestras

Compartilhar

Março chegando, mês do início das temporadas das orquestras cariocas - as de São Paulo já começaram. Bons ventos vão soprar, trazendo carismáticos regentes e solistas, galas acontecendo, óperas transmitidas ao vivo, uma série de concertos que não para. Assim é o Rio de Janeiro, a eterna capital cultural do país. 

ROYAL GALA – Três apresentações de gala serão realizadas, com oito primeiros bailarinos de uma das mais importantes companhias de ballet da Inglaterra. A Royal Opera House, instituição de grande prestígio internacional, que faz 400 espetáculos por ano no seu consagrado teatro em Londres, em Covent Garden, é a grande convidada do Theatro Municipal do Rio de Janeiro para a abertura da temporada da Casa, em 2013, exatamente dias 1º, 2 e 3 de março. Nos espetáculos, batizados de Gala Royal Opera House, serão dançados pas de deux de famosos ballets com coreografias contemporâneas, cantadas árias de óperas e obras sinfônicas,todas homenageando os bicentenários dos compositores Giuseppe Verdi e Richard Wagner. No elenco estarão oito primeiros bailarinos do Royal Ballet, de Londres, três cantores líricos, que foram formados pelo Programa Jette Parker para Jovens Artistas, e a Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, sendo regida pelo maestro inglês Dominic Grier. As apresentações fazem parte de uma parceria institucional inaugurada entre o Theatro Municipal do Rio e a Royal Opera House. Está em desenvolvimento um programa de longo prazo – prioritariamente, em relação à dança – que inclui formação de plateia, capacitação técnica e educação artística para os dois países. Os eventos marcam o início da parceria do Theatro Municipal do Rio de Janeiro com a Royal Opera House de Londres. Ingressos no local. 

PARSIFAL – A UCI  Cinemas traz ao Brasil, no próximo  dia 2, às 14h, ao  vivo, de Nova York, a ópera Parsifal, de Richard Wagner. A transmissão será em alta definição, HD definition, nos cinemas da rede UCI. Será a estreia de Jonas Kaufmann no Metropolitan Opera House de Nova York, como Parsifal, protagonista da ópera, tendo como regente Daniele Gatti e direção de François Girard. No elenco, Katarina Dalayman encarnará Kundry, a sedutora de Parsifal. Peter Matter  será Amfortas, rei dos Cavaleiros do Santo Graal, René Pape será o sábio cavaleiro Gurnemanz e Evgeny Nikitin será o mágico Klingsor. As legendas serão em português  e  os ingressos deverão ser comprados com antecedência na rede UCI de cinemas. 

CARMEN – A temporadado RoyalOpera House de Londres, apresenta a ópera Carmen de Bizet, dia 2, às 11h, e dia 3, às 16h, com transmissão no Cinemark Botafogo, Downtown, Plaza Shopping Niterói e Village Mall. A cigana Carmen será vivida pela soprano Anna Caterina Antonacci, o tenor Jonas Kaufmann será Don José, a soprano Norah Amsellem será Micaela e o barítono Ildebrando d’Arcangelo será Escamilho. Coro e Orquestra do Royal Opera House de Londres. Ingressos nos locais. 

NESCHLING – Bons ventos trouxeram o maestro John Neschling de volta ao Brasil, mas precisamente para São Paulo, onde o maestro já é o diretor artístico do Theatro Municipal daquela cidade. Vida longa e sucesso !

DUDAMEL – A coluna aposta como certa a ida do maestro Gustavo Dudamel para  a  Orquestra Filarmônica de Berlim, como  diretor artístico e regente titular. Os músicos da célebre orquestra alemã estão muito impressionados com o genial Dudamel, que rege todas as obras de memória, nos ensaios  e  nos concertos, fato, aliás que faz toda a diferença dos  grandes regentes. Acontecerá, naturalmente em 2016, e a coluna, que adora o maestro, desde já informa que vai ganhar a aposta. 

VILLA-LOBOS – Dia 5 é comemorado o dia da música clássica, e também homenageia H.Villa-Lobos, que nasceu naquele dia. O Museu Villa-Lobos fará um concerto às 20h, na sua sede, com o Quinteto Villa-Lobos, formado pelo flautista Rubem Schuenck, oboísta Luis Carlos Justi, clarinetista Paulo Sergio Santos, trompista Philip Doyle e fagotista Aloysio Fagerlande. Também contará com a participação do Quarteto Radamés Gnattali, com Carla Rincón e André Carizzi, violinos, Fernando Thebaldi, viola, e Hugo Pilger, violoncelo. Entrada franca. 

SALA – O programa Sala de Concerto está de volta, comentado pelo apresentador e diretor Lauro Gomes, e já dia 1º, às 17h, apresenta a Orquestra Sinfônica de Nova Iguaçu, tendo como regente Márcio Gomes. Será no Estúdio Sinfônico maestro Alceo Bocchino, com transmissão ao vivo, com obras de Sibelius, Eçgar, Brahms e Copland, com entrada Franca 

CANDELÁRIA – O Projeto Candelária apresenta dia 5, às 18h30, o Coral Israelita Brasileiro,regido por Abrahão Rumchinsky, em concerto na Igreja da Candelária, com entrada franca. 

PRAZERES – O maestro Felipe Prazeres é o regente do concerto do dia 5, às 19h, da Orquestra Sinfônica da UFRJ, no Salão Leopoldo Miguez da Escola de Música da UFRJ, com entrada franca.

FINEP – A Finep, Financiadora de Estudos e Projetos - empresa vinculada ao Ministério da Ciência,Tecnologia e Inovação - informou que seu tradicional Espaço Cultural, com atividades de relevância há duas décadas, não terá mais sua Série de Concertos em 2013. Sabemos que o problema não é financeiro, então enviamos perguntas para o presidente da instituição, prof.Glauco Arbix, que descobrimos que também aprecia Beethoven, o gênio alemão, já sendo, portanto, uma luz no final do túnel. O órgão enviou a seguinte resposta: 

A FINEP vem esclarecer que as atividades do Espaço Cultural FINEP não foram suspensas porque o mesmo não apresentava as condições de segurança necessárias ao público. Segurança sempre foi prioridade na gestão do Espaço. Na verdade, foram outros dois motivos que levaram à suspensão das referidas atividades: - em primeiro lugar, a FINEP irá realizar um edital (chamada pública) para a contratação das atrações artísticas, no lugar de realizar contratações pontuais. - em segundo lugar, o local onde eram realizados os espetáculos, o Pilotis do Edifício 200 da Praia do Flamengo, não pertence à FINEP, existindo inúmeras questões que envolvem o Condomínio do referido prédio, a administração municipal e a legislação pública necessária para o desempenho das atividades.

CAFÉ – A Série Café Concerto apresenta o violonista Márcio da Silva,dia 2, às 19h, no Centro Espírita Israel Barcelos. A entrada é 1kg de alimento não perecível. 

MÚSICA NO MUSEU – A série que leva concertos para a Austrália, Chile e Havaí, apresenta no Rio de Janeiro seus concertos, começando hoje, às 12h30, na Casa de Rui Barbosa, a soprano Anne Meyer e o pianista Rafael Simonaci. Dia 1º, às 12h30, no Centro Cultural Light, harpista Maria Celia Machado. Dia 2, às 18h, no Clube A Hebraica, violinista Carol Panesi. Dia 3, às 11h30, no Museu de Arte Moderna,s oprano Lucie Silkenová e pianista Sonia Maria Vieira. Dia 4, às 12h30, na Biblioteca Nacional,Grupo Vocal Cantada. Dia 5, às 12h30, no Clube de Engenharia, pianista Ana Brandão. Dia 6, às 12h30, no Centro Cultural Banco do Brasil, a festejada pianista Lícia Lucas. Todos os concertos da série são realizados com entrada franca. 

Dica da semana - um dos maiores flautistas da atualidade, Sir James Galway, tocando os concertos para flauta de Vivaldi