Agenda - 27 de setembro a 3 de outubro: violoncelista Sol Gabetta no Municipal  

O Rio de Janeiro recebe pela primeira vez a bela violoncelista argentina Sol Gabetta. Será uma ótima oportunidade para seus admiradores, que só a conhecem pelas gravações de seus CDs, admirarem a musa ao vivo tocando no seu violoncelo G.B.Guadagnini, de 1759. A Orquestra do Theatro Municipal também tem duas apresentações e a prata da casa continua a fazer sucesso na cidade.

SOL – Com um nome que já indica brilho, a talentosíssima violoncelista argentina Sol Gabetta, que tanto cativa o planeta, desembarca pela primeira vez na cidade para fazer um recital que, com certeza, será mais do que memorável. Será a atração da Série Dell’Arte Concertos Internacionais, às 16h do dia 29, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Sol faz um programa com o pianista  francês Bertrand Chamayou, com obras de alta expressividade do repertório como a Sonata para violoncelo e piano, de Claude Debussy, a Sonata em Lá Maior, de César Franck, original para violino e piano, a Sonata para violoncelo e piano, de Dmitri Shostakovich, e Le Grand Tango, de Astor Piazzolla. A artista ganhou o Prêmio Natalia Gutman, no Concurso Internacional Tchaikovsky de Moscou, por sua interpretação musical, fato que se repetiu outras vezes ganhando o Diapason D’Or como artista do ano, em 2009. Gabetta tem o seu próprio festival de música de câmara, o Solsberg, que é realizado da cidade de Olsberg, na Suíça. Após receber mais um prêmio, o Jovens Artistas do Crédit Suisse, em 2004, sua carreira internacional teve um voo prestíssimo, tocando com a orquestra Filarmônica de Viena sob a batuta de Valery Gergiev. Sugerimos vivamente o recital. Sol é uma grande artista, altamente cativante e um talento mais do que natural. Ingressos no local.

MIGNONE – O Centro Cultural Francisco Mignone homenageia o grande e saudoso compositor com um recital hoje, às 17h, com o baixo-barítono Pedro Ismael e a pianista Maria Josephina Mignone, sua mais fiel intérprete. Entrada franca.

QUARTETO – O Quarteto Rio de Janeiro, formado pelos violinistas Felipe Prazeres e Gustavo Meneses, o violista Ivan Zandonade e o violoncelista Marcus Ribeiro, fazem concerto hoje, às 15h, na Arena Jovelina Pérola Negra, dentro do Circuito Música Brasilis. O programa apresenta obras de Alberto Nepomuceno e Villa-Lobos. Entrada franca.

CELLO – A violoncelista Ophélie Gaillard e o Ensemble Pulcinella são as atrações da Série Concertos Internacionais da Sala Cecília Meireles, hoje, às 20h, no Espaço Tom Jobim. Obras de Lully, Rameau, Lambert e Leclair. Ingressos no local.

SALA – Lauro Gomes chega dos Emirados Árabes e da China com novas energias para apresentar o seu programa Sala de Concerto, apresentando dia 28, às 17h, o fagotista Aloysio Fagerlande e o ator João Pedro Fagerlande, com obras de  Francisco Mignone. O programa é apresentado e transmitido diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, com entrada franca.

NEVSKY – O Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a mezzo soprano Denise de Freitas fazem duas apresentações, na Série Música e Imagem, na exibição do filme Alexandre Nevsky, de Sergei Eisenstein, com execução da trilha sonora que foi composta por S.Prokofiev. Dia 28, às 20h, e dia 30, às 17h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ingressos no local.

UNIRIO – Recital da soprano Maria da Glória Capanema, tenor Paulo Barcelo e pianista Eliara Puggina hoje, às 19h, na Sala Vera Janacopulos, na Unirio. Entrada franca.

CAMERATA – A Orquestra Rio Camerata, tendo como solista a soprano Priscilla Cadette e Israel Menezes como regente, faz o concerto de hoje, às 19h, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, com obras de Haendel, Mozart e Beethoven. Entrada franca.

TRIO – O flautista Sergio Barrenechea, o violoncelista Hugo Pilger e a pianista Lucia Barrenechea fazem recital dia 29, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, dentro da Temporada de Concertos do Grupo Prelúdio 21, com obras de Sergio Roberto de Oliveira, Marcos Lucas, Neder Nassaro, J.Orlando Alves e Alexandre Schubert. Entrada franca.

UNIRIO – Recital da soprano Maria da Glória Capanema, tenor Paulo Barcelo e pianista Eliara Puggina hoje, às 19h, na Sala Vera Janacopulos, na Unirio. Entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série que ora se apresenta em quatro cidades em Portugal, continua seus concertos no Rio de Janeiro. Dia 29, às 18h, no Palácio São Clemente, recital da pianista Miriam Grosman, que apresenta obras de Debussy, Chopin e Villa-Lobos. Dia 30, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, pianista Mônica Kudiess com programa Debussy e Chopin.

QUARTETO – O Quarteto Colonial formado pela soprano Doriana Mendes, mezzo-soprano Daniela Mesquita, tenor Geilson Santos e o barítono Luiz Kleber Queiroz, mais o violinista Ayran Nicodemo, o violoncelista  Murilo Alves, os contrabaixistas Alexandre Brasil e Lise Bastos, as flautistas Maria Carolina Cavalcanti e Maycon Lack, o clarinetista Marcos Passos e o regente João Luiz Areias, fazem o concerto do dia 30, às 17h, no Centro Cultural Justiça Federal. No concerto será lançado o CD Luz e Sombra . O ingresso para o concerto será uma contribuição voluntária.

DICA DA SEMANA - Sol Gabetta