Agenda da semana - 12 a 18 de julho: duas óperas em cartaz no Rio

Duas óperas em cartaz na cidade: os concertos finais do Festival de Inverno de Petrópolis e o Festival do Vale do Café se preparando para começar. O violoncelista Antonio Meneses visita a cidade e toca sob a batuta de Karabtchevsky. É o Rio de Janeiro, cultura pura!

OPES e MENESES – A Orquestra Petrobras Sinfônica recebe como convidado o violoncelista Antonio Meneses e, para atuar com o maestro, Isaac Karabtchevsky, no próximo dia 13, às 20h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O concerto faz parte da série “Djanira” e terá Meneses como solista do Concerto nº1 para violoncelo e orquestra op.33 de Camille Saint-Saëns , e de Don Quixote para violoncelo e orquestra de Richard Strauss. Completando o programa, o Divertissement de Jacques Ibert. Uma ótima oportunidade de rever o violoncelista brasileiro em importante palco carioca. Ingressos no local.

RIGOLETTO – Continua com sucesso a ópera Rigoletto de Verdi, dentro da temporada lírica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. O elenco é expressivo, com as vozes mais belas de artistas atuantes como os tenores Fernando Portari e Cesar Gutierrez, os barítonos Roberto Frontali e Rodolfo Giuliani, o baixo Pedro Olivero, o barítono Manuel Alvares, o baixo Sávio Sperando, o tenor Ivan Jorgens, o barítono Ciro d’Araujo, a mezzo-soprano Carla Odorizzi, as sopranos Artemisa Repo e Lys Nardotto, a mezzo-soprano Rejane Ruas, a contralto Adriana Clis e o baixo Fábio Belizaro. Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, tendo como regente Osvaldo Ferreira e direção de Pier Francesco Maestrini. Hoje e dia 14, às 20h30, e dia 15, às 17h. Ingressos no local.

COSÌ  FAN  TUTTE – A ópera de Mozart, em cartaz com solistas, coro e Orquestra Sinfônica da UFRJ, com a direção musical e regência de André Cardoso e concepção e coordenação cênica de André Heller-Lopes, realiza uma minitemporada em três cidades, após as récitas no Rio de Janeiro, na semana passada. Hoje, às 20h, no Teatro Municipal de Niterói; dia 14, às 19h, no Theatro D.Pedro em Petrópolis, dentro do Festival de Inverno da cidade, e dia 19 de julho, às 19h, em Campos.

MUSICAFINIDADES -  É o projeto que homenageia os 90 anos da Semana de Arte Moderna - Ecos de 22 na Sala Funarte Sidney Miller. Dia 13, às 18h30, terá o recital do violoncelista David Chew e da pianista Fernanda Canaud. Ingressos no local.

SALA – O programa Sala de Concerto, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, recebe como convidados o clarinetista Márcio Costa e a pianista Priscila Bomfim. Dia 13, às 17h, no Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, na Rádio MEC, com entrada franca. Quem preferir escutar pelo rádio, será transmitido ao vivo pela Rádio MEC FM, 98, 9MHz.

QUARTETO – O Quarteto Radamés Gnatalli, formado pelos violinistas Carla Rincón e Andrea Carizzi, o violista Fernando Thebaldi e pelo violoncelista Hugo Pilger, faz recital na Casa de Artes de Paquetá, dia 14, às 12h30, dentro do Projeto Radamés Gnatalli – A história dos Quartetos de Cordas. A entrada é franca.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira faz concerto  na  série Concertos da Juventude, dia 15, às 11h, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A regência será de Leandro Carvalho e terá como solistas o violinista Djavan Carvalho e o pianista Cristian Budu. Ingressos no local.

MÚSICA E POESIA – A pianista Carol Murta Ribeiro e o ator Helder Parente fazem um recital dentro do Projeto Música e Poesia no Palácio. Dias 16, 17 e 18, às 19h,no Centro Cultural do Poder Judiciário, na Sala Multiuso com entrada franca.

FINEP – O Espaço Cultural Finep recebe dia 17, às 18h30, o pianista Paulo Brasil, que fará um recital dentro da série Concertos Finep, com entrada franca na agradável sala da Praia do Flamengo.

ÓRGÃO – Ótima opção é o recital de órgão de Sarah Danielle Williams, que será realizado no Salão Leopoldo Miguez, da Escola de Música da UFRJ, dia 18, às 18h30, com entrada franca.

MÚSICA NO MUSEU – A série apresenta hoje, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura, a flautista Geisa Felipe. Dia 13, às 15h, no Centro Cultural Justiça Federal, Aleska Henriques, violoncelo e Anderson Alves, piano. Dia 14, às 11h30, no Parque das Ruínas, Andrei Vanazzi, voz e Michele de Castro, alaúde, com programa de música galega e portuguesa. Dia 15, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, Grupo Gauri, com programa de música tradicional indiana. Dia 16, às 18h, no Auditório da Associação Scholem Aleichem, flautista Sofia Maciel e violonista Andre Marques Porto. O mesmo duo faz recital dia 17, às 12h30, no Real Gabinete Português de Leitura. Dia 18, às 12h30, no Museu da República, Tatiana Tsai, voz e Dília Costa, piano. Todos os concertos da série são com entrada franca.

DICA DA SEMANA - a célebre Badinerie para flauta  e cordas de Bach