O Rio recebe amanhã a visita do pianista chinês Lang Lang,que significa “brilho do céu” em seu idioma. É um grande artista para uns,e repudiado por outros,pelas suas interpretações às vezes exageradas,com uma mímica facial que distorce a tranqüilidade que o ouvinte necessita para a fluência da música.Este artista canaliza assim para ele toda a atenção visual da platéia sem a desejada transmissão pura e simples da música.
Depois deste preâmbulo,é necessário reconhecer,que o artista é um verdadeiro fenômeno de mídia e tem na “Lang Lang International Music Foundation” o seu maior trabalho. Na instituição desenvolve projetos educacionais e sociais incentivando os jovens em várias comunidades.
O pianista acredita na importância da educação musical,sendo um ser humano preocupado com as crianças. Sua fundação recebe doações de governos e entre os principais apoiadores estão a Steinway & Sons,a Mont Blanc,o Credit Suisse e o Google.Seu tino comercial é imenso sendo um dos raros artistas onde o cerebralismo anda paralelo com a intuição,sabendo gerar muito dinheiro,vendendo vários produtos desde bonés,bolsas, camisetas,posters,livros,acessórios,enfim,tudo podendo ser comprado pelo seu site. É uma verdadeira febre e tudo faz parte do lema “Lang Lang- O Sonho da Música”.
Foi o primeiro pianista chinês contratado pela Orquestra Filarmônica de Berlim e também o mais prestigiado em honrarias. No último dia 12 de maio,recebeu o título honorário de Doutor em Artes Musicais pela Manhattan School of Music,sendo também o primeiro chinês a receber o título pela prestigiada escola de Nova Iorque.
Com a frase “Divida o palco com Lang Lang e faça o maior concerto da sua vida” está sendo realizado o concurso de piano promovido pela Telefônica com participantes de 7 a 14 anos de idade. Serão escolhidas 50 crianças de várias partes do mundo que dividirão o palco do “02 Stadium” em Berlim,na Alemanha,para comemorar o 30º aniversário do pianista,
no próximo dia 15 de junho. Somente duas crianças chinesas serão selecionadas para participar do “Lang Lang Berlin Concert”.
Outro projeto de grande porte é o “101 Pianistas” que este ano será apresentado em duas cidades. No dia 22 de junho,na Accademia Nazionale di Santa Cecilia,em Roma,na Itália e no dia 10 de novembro no Kennedy Center em Washington DC,nos Estados Unidos serão palco dos concertos onde 101 pianistas se apresentarão.
O pianista realiza vários Mastersclasses tanto para crianças pequenas até os futuros pianista que querem ouvir as palavras de estímulo do professor.
Com uma discografia bem expressiva,tornou-se um dos artistas mais festejados da gravadora alemã Deutsche Grammophon.O artista é capaz de traduzir a Sonata de Bela Bártok com uma perfeição maravilhosa assim como capaz de deixar um ouvinte tonto com seus malabarismos ao piano.
Amanhã será o dia de poder comprovar,observar e constatar todas estas características tão especiais que deste grande fenômeno musical da atualidade. O tão esperado recital será no Theatro Municipal do Rio,amanhã,dia 24,às 20h30,com um programa belíssimo como a “Partita nº1” de J.S.Bach, a belíssima “Sonata em Si bemol Maior D.960” de F.Schubert e “Os 12 Estudos op.25” de F.Chopin. O recital é produzido e realizado pela Dell’Arte,dentro da série “Concertos Internacionais”.