A semana está eletrizante com tantos bons concertos no Rio. Continuam as harpas, superlotando os concertos do RioHarp Festival, a Orquestra Ópera & Repertório se apresentando, e para culminar a reabertura do Theatro Municipal, hoje, em grande estilo, recebendo um conjunto francês.
TOULOUSE
Hoje o Theatro Municipal reabre suas portas, recebendo para o primeiro concerto da série Dell’Arte Internacional 2012. A tão esperada reabertura será com a Orchestre National du Capitole de Toulouse, considerada atualmente como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes da França. No programa, a sofisticação da música francesa com o “Prélude à l’après-midi d’un faune”, de Claude Debussy, o “Concerto para piano em Sol Maior”, de Maurice Ravel, e a “Sinfonia Fantástica op.14”, de Hector Berlioz. O regente será o titular do conjunto,Tugan Sokhiev, e o solista, o pianista Bertrand Chamayou.
OSB ÓPERA & REPERTÓRIO
A orquestra faz nova apresentação, desta vez trazendo a ópera “Orfeu e Eurídice”. de Glück, com a linda voz da mezzo-soprano Luciana Costa e Silva encarnando Orfeu. A soprano Livia Dias será Eurídice e Daphne Boms, soprano, será Amor. O Coro e OSB Ópera & Repertório serão regidos por Jesus Figueiredo. Dia 20, às 17h, no Espaço Tom Jobim, com ingressos no local.
DESAFIOS MUSICAIS
Antecipando a vinda do pianista chinês Lang Lang ao Rio, a série de vídeoconcertos apresenta vídeos do pianista tocando obras de Schumann, Schubert, Chopin e Liszt. Dia 19, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, com produção de Saulo Chermont. O mesmo programa será repetido dia 20, às 17, no mesmo local, dentro do “Projeto Carioquinha”, com ingressos no local.
BACHIANA
A Cia.Bachiana Brasileira fará a remontagem da “A História do Soldado”, de I.Stravinsky, estreando hoje, às 19h, no Teatro Nelson Rodrigues. Várias récitas estão programadas, dias 18, 19, 20, 24, 25, 26 e 27 de maio, às 19h, e domingo, às 17h. No elenco, os atores Oscar Calixto, como soldado, Luciana Serpa, como Diabo, Luca Machado, o Narrador, e Adriana Bandeira, Princesa. Os cenários, figurinos e iluminação serão de Luiz Duarte. A direção geral é do maestro Ricardo Rocha. Os ingressos serão vendidos no local.
QUARTETO
Hoje, às 19h30, apresentação do Quarteto Uirapuru, formado por Fernando Pereira e Marco Catto, violinos, Dhyan Toffolo, viola, e Claudia Grosso, violoncelo, na série “Rio Música”, no Centro Municipal de Referência da Música Carioca Arthur da Távola. No programa, obras de Mozart, Samuel Barber e Ricardo Tacuchian. Ingressos no local.
SALA
O programa “Sala de Concerto”, com apresentação e direção de Lauro Gomes, recebe dia 18, às 17h, o Grupo Libertango, com programa Piazzolla, diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino na Rádio MEC. Entrada franca.
CIA.LÍRICA
O conjunto apresenta a ópera “Gianni Schicchi”, de Puccini, em versão reduzida para piano, dias 19, às 19h, e 20, às 20h, no Centro Cultural Justiça Federal. No elenco, o barítono Ciro d’Araujo, a soprano Danielle Gregório, a contralto Andressa Inácio, os tenores Ivan Jorgensen e Demades Gomes, as sopranos Marianna Lima e Ana Luisa Serpa, o baixo Patrick Oliveira, o baixo Daniel Soren, que também atua na direção geral, o barítono Deividi Rasga, a mezzo-soprano Diana Maron, os baixos Allan Souza, Leonardo Perin Vichi e Gabriel Costa. Participação do pianista Paulo Brasil e a direção cênica de Ana Vanessa. Ingressos no local.
NIRENBERG
O talentoso saxofonista Michel Nirenberg será o solista da Fantasia para saxofone e orquestra de Villa-Lobos, com a Orquestra Sinfônica da UFRJ, dia 23, às18h30, no Salão Leopoldo Miguez. Grátis.
RIO HARP FESTIVAL/MÚSICA NO MUSEU
O festival está ainda na metade de seus concertos e está agitando a cidade com seus recitais em pontos turísticos. Os concertos estão superlotados, e segundo o seu criador, e diretor, Sergio da Costa e Silva, é necessário repetir os concertos, em horários alternativos, para o público que não consegue lugar nos eventos oficiais. Hoje serão dois concertos no Museu do Exército/Forte de Copacabana, às 12h30, harpista Maire Ni Chathasaigh, e ainda hoje, às 15h, harpista Baltazar Juarez.
No Centro Cultural Justiça Federal, às 18h, harpista Fabíola Harper. Dia 18, às 12h30, no Museu do Exército/Forte Copacabana, harpista Tajana Vukelic Peic. Já às 15h, a apresentação será no centro Cultural Justiça Federal com o flautista Celso Lazarini e harpista Jonathan Faganello.
Voltando ao Museu do Exército/Forte de Copacabana, às 18h, flautista Igor Levi e harpista Rita Constanzi. Dia 19, os concertos do festival serão todos no Museu do Exército/Forte Copacabana, começando às 12h30 com o flautista Igor Levi e a harpista Rita Constanzi, depois às 15h, com a harpista Tajana Vukelic Peic, e às 18h, flautista Celso Lazarini e harpista Jonathan Faganello.
Dia 20, continuam os concertos no Museu do Exército/Forte Copacabana, com início às 12h30, com as harpistas Marcela Mendez e Vanja Ferreira, continuando às 15h, com o flautista Celso Lazarini e harpista Jonathan Faganello, encerrando os concertos do dia, às 18h, com o flautista Igor Levi e a harpista Rita Constanzi.
Dia 21, os concertos serão também no Museu do Exército/Forte de Copacabana,às 12h30, harpista Ina Zdorovetchi, às 15h, harpista Marcela Mendez e às 18h, harpista Hélio Leite.
Dia 22,também os concertos serão no Museu do Exército/Forte de Copacabana, às 12h30, harpista Hélio Leite, às 15h, harpista Daniel Garcia, e às 18h, harpista Ina Zdorovetchi.
Dia 23, no Museu do Exército/Forte de Copacabana, às 12h30, harpista Ina Zdorovetchi, às 15h, violinista Merel Vercammen e harpista Remy Van Kesteren. Finalizando o dia, o Festival fará um concerto no Teatro Municipal de Niterói com a violinista Cremilda Marques e a harpista Maria Célia Machado, solistas da orquestra Rio Camerata regida por Israel Menezes.