Agenda da semana - 19 a 25 de abril: temporada ferve no Rio

A temporada já ferve com várias apresentações. Todas as orquestras do Rio subindo aos palcos, o público lotando os espaços: assim é a temporada de concertos do Rio, a capital cultural do país.

OSB – A Orquestra Sinfônica Brasileira se apresenta hoje, às 20h, no Espaço Tom Jobim. O concerto terá a regência de Roberto Minczuk, regente titular do conjunto, e como solistas a soprano Daniella Carvalho e os contrabaixistas André Geiger e Rodrigo Favaro. No programa a “Sinfonia da Floresta Movimento IV: Mata Atlântica” de Ricardo Tacuchian,”Passione Amorose para dois contrabaixos e orquestra”, de Giovanni Bottesini, e a “Sinfonia nº6 em si menor op.74”, a Patética de P.Tchaikovsky. Ingressos no local.

OPES – A Orquestra Petrobras Sinfônica faz concerto dia 21, às 16h,no Vivo Rio. O maestro Isaac Karabtchevsky será o regente da primeira audição da ópera “Piedade”, de João Guilherme Ripper, encomendada pela orquestra. A obra é baseada e retrata a relação de Euclides da Cunha com sua mulher Anna e Dilermando de Assis. Com quatro cenas e um intervalo, terá duas horas de duração, e única apresentação. Como solistas o barítono Homero Velho, a soprano Paula Almerares e o tenor Marcos Paulo. Direção cênica de André Heller-Lopes e regência de Isaac Karabtchevsky. Ingressos para estudantes e idosos.

DESAFIOS MUSICAIS  - A série de videoconcertos apresenta um ciclo de óperas. Dia 21, às 16h, a ópera escolhida será "Salomé", de Richard Strauss. A produção é de Saulo Chermont no Centro Cultural Justiça Federal. Ingressos no local.

PIGMALEÃO – Continua no Centro Cultural do Banco do Brasil a ópera barroca “Pigmaleão”, de Rameau. Hoje, às 19h, e dias 20, 21 e 22, no mesmo horário e local. A direção é do cravista Marcelo Fagerlande. Ingressos no local.

FINEP – Continua a temporada de concertos do Espaço Cultural FINEP com recital do Duo Katz, violoncelo e piano. Formado há 40 anos, o duo já se apresentou em vários países e é considerado um dos conjuntos mais importantes do país. Dia 24, às 18h30, com programa Beethoven, Schubert e Schumann. A entrada é franca.

ÁRIAS E DUETOS – O Centro de Referência da Música Carioca apresenta hoje, às 19h30, um recital de árias e duetos com a meio soprano Luciana Costa e Silva e a soprano Laila Oazen, e a participação do pianista Silas Oliveira. No programa, árias e duetos de Offenbach, Mozart, Gounot, Delibes, Bizet, Donizetti, Puccini e Rossini. Ingressos no local.

SAX – O saxofonista Michel Nirenberg é o solista do concerto com a Banda Filarmônica do Rio de Janeiro, regida por Antonio Henrique Seixas. Hoje, às 19h, no Museu Militar Conde de Linhares. No programa, Verdi, Philip Sparke, Alfred Reed e Villani-Cortes. Entrada franca.

ÓRGÃO – O último recital da série de reinauguração do órgão Tamburini, no Salão Leopoldo Miguez, será dia 20, às 18h30, e terá a participação do organista Alexandre Rachid. No programa, obras de Bach, César Franck, Alexandre Rachid, Ricardo Tacuchian, Mendelssohn e Dupré. A entrada é franca.

SALA – O programa “Sala de Concerto”, apresentado e dirigido por Lauro Gomes, convidou o flautista José Roberto Soares e a pianista Ana Paula Alencar. Dia 20, às 17h, diretamente do Estúdio Sinfônico Maestro Alceo Bocchino, na Rádio MEC. Quem preferir ouve em casa ou quem desejar pode assistir no local. Entrada franca.

BANDONEON – Apresentação de Daniel Binelli, bandoneon, Eduardo Isaac, ao violão e Polly Ferman, ao piano. Dia 20, às 20h, no Espaço Tom Jobim. No programa, obras de Piazzolla. Ingressos no local.

GNU – O Grupo Novo da Unirio faz concerto dia 20, às 19h, na Sala Villa-Lobos, com obras de Ronaldo Miranda, David Vayo, Elliot Carter, Connesson, Rihm e Marcos Lucas. Entrada franca.

ERNESTO – O restaurante Ernesto inova com seu karaokê de ópera. O público pode cantar ou só assistir. Quem gostar de participar pode levar as partituras que o pianista irá acompanhar. Ingressos no local.

DANIEL – O violinista Daniel Guedes será o regente e solista do concerto com a Orquestra Sinfônica da Escola de Música da UFRJ. Participará também a violinista Gabriela Queiroz. Dia 23, às 19h, no Salão Leopoldo Miguez, com obras de Bach e Vivaldi, com entrada franca.

CHÁ – A série “Chá com Música” apresenta o flautista Alexandre Romanazzi e o violonista Pedro Barros, dia 24, às 17h. Obras de Pixinguinha, Radamés Gnatalli, Piazzolla e Pedro Barros. Ingressos no local.

TRIO – O trio formado pelo pianista Luciano Magalhães, violinista Marco Catto e pelo violoncelista Mateus Ceccato faz recital dia 24, às 19h, na série “Música no Palácio”, no Centro de Cultura do Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro, com entrada franca.

INGRID – A pianista Ingrid Barancoski faz recital dia 25, às 18h, no Conservatório Brasileiro de Música. No programa, obras de compositores contemporâneos como Schoenberg, Stockhausen, Almeida Prado e Marlos Nobre. A entrada é franca, e a oportunidade é ótima para se conhecer novas obras contemporâneas.

CANTO  - O tenor Erick Alves e o pianista Enoch de Albuquerque fazem recital na série “Quarta com música” na Primeira Igreja Batista de Copabana, no dia 25, às 20h30, com entrada franca.

DICA DA SEMANA