ASSINE
search button

Luthier  brasileiro no Palácio Real de Madri 

Compartilhar

A Itália teve Antonio Stradivarius, o mais famoso luthier de todos os tempos. E o Brasil tem Saulo Dantas-Barreto. A coluna adora um Stradivarius, pesquisa muito sobre o assunto e encontrou um importante e talentosíssimo mestre  luthier, nome dado ao artesão que constrói instrumentos, isto é, o artista da luteria.

O violinista Saulo Dantas-Barreto nasceu no Recife, é o super luthier do momento que tem Stradivarius como seu ídolo assim como Guarnieri e Amati, outros geniais luthiers italianos.

Como é sabido, o segredo de Stradivarius sempre foi o verniz, sobretudo a sua aplicação, assim como a sonoridade é outro item de valor incalculável, ponto que Saulo se preocupa muito. Nosso mestre é diplomado pelo Instituto Internacional de Luteria A. Stradivari de Cremona, na Itália, onde se aperfeiçoou em luteria e escultura. Constrói instrumentos de cordas como violinos, violas e violoncelos tendo vários de seus instrumentos expostos na Europa.

Por intermédio de D. Pedro Gastão, já falecido, foi feito o contato necesário com a corte espanhola, para nascer assim, o Quarteto da Rainha, conjunto de instrumentos construídos por Saulo, que é formado por dois violinos, uma viola e um violoncelo. O Quarteto foi construído especialmente para a Rainha Sofia da Espanha e desde 1996, é parte integrante da coleção de instrumentos musicais do Palácio Real de Madri junto com os famosos Stradivarius Palatinos.

Foram feitos vários instrumentos tanto tradicionais como temáticos. É o caso do violoncelo Aleijadinho, que foi apresentado em concerto ao público em 2007, pelo violoncelista Antonio Menezes que é padrinho do instrumento. Mestre Saulo dedicou seus instrumentos a várias celebridades brasileiras tendo entre eles o violino Camargo Guarnieri, datado de 2009 e dedicado ao grande compositor brasileiro. 

O pintor Pedro Américo foi homenageado com um violino assim como a Princesa Isabel. O instrumentista Antonio Nóbrega teve o violino Brasil 500, especialmente construído para ele. O violino Cavalcabò é de 2000, e está em Cremona, sendo um presente de D. Pedro Gastão aos Marqueses Cavalcabò, nome que leva o instrumento.

Em homenagem ao também grande compositor Ernesto Nazareth, nosso luthier construiu especialmente um violoncelo. Também foi feito um violoncelo dedicado ao grande escritor Mário de Andrade assim como ganhou vida o violoncelo dedicado ao célebre músico espanhol Pablo Casals. A mais recente criação, de 2011,é o violino Marlos Nobre,construído em homenagem ao grande compositor brasileiro.

Mestre Saulo tem seu ateliê em São Paulo onde faz consertos e cria instrumentos,sendo também o luthier oficial do Festival Internacional de Campos do Jordão.

O BRAVO da coluna ao super artista Saulo Dantas Barreto pelo seu trabalho valioso e competência colocando o Brasil na vanguarda desta sofisticada arte de construção de delicados instrumentos de cordas, cuja sonoridade especial vem despertando,a atenção e admiração  internacional.