Agenda da semana - 9 a 15 de fevereiro

Na semana que antecede o Carnaval, temos poucos, mas bons programas de música clássica na cidade. Poderíamos ter mais, então nos resta torcer para a realização, no ano que vem, de um Festival de Verão no Rio.

 MÚSICA PARA OS OLHOS – A série de videoconcertos apresenta duas obras para Quarteto de Cordas, que são os Quartetos de Maurice Ravel e de Dmitri Schostakovich. Duas belas obras para serem apreciadas com ótimo ar refrigerado, cadeiras super confortáveis, som de primeira e gravações também. Um agradável programa enquanto o sol esquenta nessa temporada de verão. Dia 11, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal com produção esmerada de Saulo Chermont. Ingressos no local.

ENCONTRO COM OS CLÁSSICOS – Para os que preferem programas de rádio, sugerimos a agradável opção deste programa produzido e apresentado pela pianista Carol Murta Ribeiro, homenageando o compositor húngaro Franz Liszt, com gravações dos pianistas Daniel Barenboim e Lazar Berman. Dia 12, às 21h, na Rádio Catedral FM.

 MIGNONE – O saudoso compositor Francisco Mignone, que também assinava suas obras como Chico Bororó, será  homenageado com o CD triplo “A Música para Flauta de Francisco Mignone”. O lançamento oficial será no próximo dia 13, às 18h, com recital no Palácio Foz, em Lisboa. Os intérpretes serão o flautista Sergio Barrenechea e a pianista Lucia Barrenechea, que vão se unir ao violoncelo de Hugo Pilger. As homenagens continuam com recitais nas cidades do Porto, Aveiro e Londres. Esperamos o lançamento do CD no Rio.

MÚSICA NO MUSEU – A série segue com seus concertos de verão dia 10, às 15h no Centro Cultural Justiça Federal, com a pianista Mônica Kudiess, tendo obras de Debussy e Chopin no programa. Dia 14, às 12h30, no Museu Militar Conde de Linhares, Grupo Cordas Douradas apresentando obras de Chiquinha Gonzaga, Bach, Waldir Azevedo e Jacob do Bandolim. Os concertos da série são com entrada franca.

DICA DA COLUNA