Agenda da semana - 2 a 8 de fevereiro - Falta um festival de verão no Rio

Por que o Rio não tem um festival de verão de música clássica? Eis uma pergunta que muitos fazem e poucos respondem. O Brasil está bombando com festivais em várias cidades durante o verão, e a cidade ainda não tem. 

Sabemos que é muito mais elegante um festival durante o inverno, não faz tanto calor, pessoas bem vestidas, mas o verão das Quatro Estações de Vivaldi excita a concertos charmosos. Por que não um festival de música de câmara no Forte Copacabana, ou na charmosa Casa de Rui Barbosa? Quer sensação mais sofisticada do que ouvir as Quatro Estações de Vivaldi nos jardins da Casa de Rui Barbosa? Ou mesmo no ótimo auditório da instituição, que é uma opção qualificada para concertos? Sabemos que o projeto Música no Museu faz recitais durante o verão, o que ainda salva a cidade, mas ainda não é o suficiente na primeira estação do ano. Fica aqui a sugestão da coluna para a realização de um Festival de Verão no Rio. A Dell’Arte com suas competentes soluções culturais poderia aproveitar a estação fazendo um expressivo evento.

DESAFIOS MUSICAIS – A série de vídeo-concertos homenageia os compositores espanhóis esta semana. As obras escolhidas fazem vibrar as emoções, como o belíssimo Concerto de Aranjuez de Joaquim Rodrigo, e as Noites nos Jardins de Espanha do grande mestre Manuel de Falla. A Orquestra é a Filarmônica de Berlim com a regência do maestro Simon Rattle.

Como solistas, o violonista Cañizares e o consagrado pianista espanhol Joaquim Achúcaro. Dia 4, às 16h, no Centro Cultural Justiça Federal, sob a batuta de Saulo Chermont, com ingressos no local.

MÚSICA NO MUSEU – A série continua com seus concertos de verão apresentando dia 4, às 12h30, os flautistas Stael Malamut e Verônica Marques. No programa, obras de Ernani Aguiar, Guerra Peixe, Antonio de Faria, Pixinguinha e Waldir Azevedo. Dia 5, às 11h30, no Museu de Arte Moderna, a pianista Mônica Kudiess tocando obras de Debussy e Chopin.

Dia 8, às 12h30, a talentosa pianista Fani Lowenkron, que foi aluna de Arnaldo Estrella e fez sua especialização na Juilliard School, em Nova Iorque, faz recital  no Museu da República dividindo o palco com a pianista Raquel Gierzonowicz, com programa Chopin, Nazareth e Tchaikovsky.

Os concertos da série são todos com entrada franca.

ENCONTRO COM OS CLÁSSICOS – Dia 5, às 21h, será exibido o primeiro programa da série 2012, no qual a pianista Carol Murta Ribeiro produz e apresenta concertos com gravações de música clássica. No programa, obras de Tchaikovsky, Rodrigo e Rachmaninov com as Orquestras Filarmônica de Viena e Sinfônica de Chicago. Rádio Catedral FM,106.

DICA DA SEMANA: