ASSINE
search button

Major da PM do Rio é cozinheiro de primeira e um dos destaques do ‘MasterChef Brasil’

Compartilhar

O porte atlético, musculoso, repleto de tatuagens e a carinha de mau escondem um cozinheiro sensível, muito disciplinado e apaixonado pela família. Aos 35 anos, o major da Polícia Militar Thiago Gatto é um dos destaques da quinta edição do MasterChef Brasil. O sorriso tímido e apreensivo do início do reality show, no mês passado, transformou-se em um sorrisão confiante, depois de o oficial mostrar que não estava ali de recruta, resistir a seis eliminações e ainda ganhar uma das provas. 

A paixão pelas panelas é de longa data. Ainda aos sete anos, se atreveu a preparar uma farofa de ovos. Sem a altura ideal para o fogão, terminou por queimar as sobrancelhas. Anos mais tarde, apelou às receitas na tentativa de conquistar a mulher, Ana Gatto. Foi tiro e queda. Não fisgou pelo estômago somente Ana, mas também os sogros. 

A relação acabou no altar e, há seis anos, enquanto a mulher prepara as refeições do dia a dia, Thiago é o cozinheiro oficial dos fins de semana da família. A dedicação ao aprendizado de receitas de alta gastronomia é recente, mas a   intimidade com a boca do fogão vem de longa data, temperada pela tentativa de aliviar a tensão do trabalho como policial militar. Era na cozinha que o PM relaxava após o expediente como comandante de companhia, função operacional que exerceu em quatro batalhões diferentes. Antes disso, foi “aspira” do Batalhão Florestal.

Na casa que divide com a mulher, na Barra da Tijuca, uma escrivaninha cheia de livros de culinária revela a paixão pelas incursões culinárias. Nunca fez curso na área, mas é leitor contumaz de títulos assinados pelo chef de cozinha britânico Gordon Ramsay, entre outros.  Mantém cinco caderninhos para cada categoria de suas receitas: entradas, carnes vermelhas, frutos do mar, peixe e sobremesas. O nível de organização é alto e, em outra brochura, está o mapa da mina para conquistar os jurados do programa e vencer a disputa: uma listagem com gostos, preferências e dicas dos renomados chefs Érick Jacquin, Paola Carosella, Henrique Fogaça.

“Ele cria muita coisa. Pesquisa, compra muitos livros, vai testanto as receitas. E como ele é muito disciplinado, todo certinho, é difícil alguma coisa sair fora do planejado”, conta o colega de farda, major Baptista, que divide sala com Thiago na Controladoria da Polícia Militar. “Os pais dele são do Piauí, e ele é apaixonado pela culinária nordestina. A carne de sol que ele faz é diferente, porque ele prepara desde o início. Mas o carro-chefe mesmo é o Bife Wellington (veja a receita ao lado), que o credenciou a entrar no programa. É um filé mignon selado com pasta de cogumelos, envolto em massa folhada. O ponto tem que ser exato e ele arrebenta”, conta Baptista. 

Entre os pratos criados para agradar a esposa e os amigos que recebe em casa, destacam-se a lula recheada com farofa, macarrão e molho rústico de tomate; o polvo com vegetais; e as costeletas de porco com salada de funcho. Um cardápio para rancho nenhum colocar defeito. 

Diante do crivo de Érick Jacquin, Paola Carosella e Henrique Fogaça, não há meio termo. Candidato que não se sai bem nas provas volta para casa. Em seis semanas de programa, as receitas de Th iago vêm chamando atenção. Ao desafiarem os candidatos a prepararem um baião de dois, os jurados foram surpreendidos. Apesar dos músculos, Thiago preferiu triturar a carne seca no processador, para transformá-la na paçoquinha que compôs o baião. Muita gente duvidou que retirar todos os nervinhos da carne daria bossa, mas o chef amador acertou. 

E quando a prova da caixa-surpresa desafiou os participantes a elaborar um prato com milho ou coco, deixando os competidores assustados, Thiago arrebatou o trio de jurados com seu curry amarelo de coco com filé de pescada grelhado. Apostou em temperos que ressaltaram o sabor do leite de coco e se deu bem: ganhou a prova e mil reais no cartão da rede de supermercados que patrocina o programa.  

Sucesso nas redes sociais 

Se as receitas têm sido as credenciais para o sucesso do PM no programa, sua aparência tem contribuído para arrancar suspiro dos fãs que adquiriu. Logo no vídeo de apresentação do candidato, homens e mulheres elogiam o porte atlético do cozinheiro amador. “Além de gatíssimo, sereno, educado, faz tudo com uma tranquilidade que dá gosto de ver! Já é o meu favorito! “, diz uma fã no Twitter. Outra é mais desinibida: “Que tiro foi esse, gato?”. “Miau, miau, miau”, completa uma terceira. Apesar do sobrenome do major, nas redes sociais, ele se derrete todo mesmo é por duas cadelinhas: Cookie e Milk, a quem chama de filhas.