ASSINE
search button

Pezão quer contrapartida para quem estuda “de graça” na Uerj

Governador deve apresentar projeto para que universitários trabalhem para o estado após formatura

Compartilhar

Em entrevista à Rádio CBN na manhã desta quarta-feira (6), o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão, disse que pretende apresentar um projeto ainda em setembro que propõe uma contrapartida para os alunos que estudaram por anos na Uerj “de graça”, de acordo com ele.

“Acho que temos de fazer uma reforma estruturante em todas as universidades. Acho que esse universitário que estuda de graça por 5, 6 anos tem que retornar alguma coisa pro estado. Esse aluno que estudou de graça dentro da universidade, ele tem de prestar um serviço, seja em qualquer área, como o Direito, pelo menos durante dois anos. Acho que é uma lei que quero mandar para a Alerj e discutir com a sociedade”, afirmou o governador.

>> Parecer do Ministério da Fazenda sugere fim da Uerj

Pezão também afirmou que a privatização da Uerj está fora de questão. “Negociando com a equipe do Tesouro, em nenhum minuto [a privatização da universidade] foi colocado para nós. Foi apresentado como sugestões.”

Ao falar sobre a homologação da ajuda federal ao estado, ele afirmou que o fundo de R$ 63 bilhões vai servir para pagar o funcionalismo público e dar previsibilidade às contas do estado. 

“Todo o dinheiro vai ir para a folha de pagamento do funcionalismo, para regularizar as metas de policiais que estão atrasadas. Tem algumas gratificações para educação, que os professores ganharam no STF que a gente quer colocar em dia. Além dos salários e do 13º”, concluiu.