Rio: saiba como será o funcionamento do VLT no carnaval

O VLT divulgou como será o funcionamento do transporte durante o carnaval, quando muitos blocos estarão desfilando no Centro do Rio.

Linha 1 (Rodoviária-Santos Dumont) - circulação será normal durante o período, das 6h à meia-noite, com intervalos entre 8 e 20 minutos e cobrança de passagem.

Linha 2 (Saara-Praça XV) - operação gratuita de 8h às 14h 

A equipe de promotores que circula nas paradas para facilitar o processo de recarga foi reforçada. Ainda assim, a orientação é que os foliões se programem com antecedência, comprando ou carregando antes os cartões para evitar filas e agilizar o embarque nos trens. Vale lembrar que o cartão é de uso individual no VLT. 

Como foi feito nos Jogos Olímpicos, paradas com maior expectativa de público foram gradeadas para melhor controle de fluxo. Isso acontece na linha 1 nas paradas Museus e Navios e nas paradas Tiradentes e Praça XV na linha 2.  Museus e Navios, por conta de eventos previstos ao longo da Orla Conde, terão também controle de acesso, com validação antes do embarque e terminais de autoatendimento na área externa. 

Há reforço também de equipes de atendimento e informação, em parceria com a RioTur, para auxiliar o turista que precisar de orientações sobre o uso do sistema ou sobre atrações próximas ao VLT. 

Para garantir a segurança e a fluidez da operação, é fundamental também que o público curta o Carnaval sem transitar ou permanecer nos trilhos. Também é importante dar preferência às travessias sinalizadas ao longo dos trechos compartilhados com o VLT e preservar o mobiliário urbano das paradas (vidros, bancos, corrimãos etc.). 

Interrupções na circulação estão previstas apenas no caso dos grandes blocos que afetam a linha 2. No momento de desfile/dispersão desses blocos a operação será no trecho entre Saara e Colombo.