Previsão de chuva forte no Rio de Janeiro

Semana começa com tempo instável

A semana começa com tempo muito instável no Sudeste do país. Um sistema de baixa pressão atmosférica entre a costa paulista e fluminense forma muitas nuvens sobre o Rio de Janeiro, que serão reforçadas pelo fluxo de umidade vindo do Norte.

A segunda-feira já começa com chuva em quase todas as áreas do Estado, inclusive sobre a Capital. A chuva deve se estender ao longo do dia, alternando de moderada à forte intensidade em alguns momentos. Há risco, inclusive, para temporais. A situação é alarmante, pois na última semana foram acumulados grandes volumes de chuva entre a região serrana e o Grade Rio. Com o solo encharcado/saturado, a chance para novos transbordamentos de rios e alagamentos é alta.

A partir de terça-feira, no entanto, a chuva volta a acontecer de forma mais irregular sobre o Estado, em forma de pancadas típicas de verão: pontuais, mas com forte intensidade. Só volta a chover de forma generalizada a partir de sexta-feira, com a formação de outro sistema de baixa pressão atmosférica na costa do Sudeste e com o avanço de uma frente fria pela Região.