ASSINE
search button

Prefeitura inaugura nova expansão do Parque Madureira

Compartilhar

O prefeito Eduardo Paes entregou à população, neste sábado (24/12), véspera de Natal, mais uma área do Parque Madureira na região de Honório Gurgel. Com a ampliação, o espaço de lazer passa a contar com 3,3 quilômetros de extensão e oferece novidades aos frequentadores, com a construção de um teatro a céu aberto e de um edifício multiuso sustentável. O investimento total da Prefeitura do Rio com a ampliação do Parque Madureira é de R$ 278 milhões.

Inaugurado em 2012, o parque é a quarta maior área verde da cidade – menor apenas que o Aterro do Flamengo, a Quinta da Boa Vista e o Complexo Esportivo de Deodoro. O equipamento reúne diversas opções de lazer, esporte e cultura: ciclovias, circuitos de skate, quadras de vôlei, vôlei de praia, basquete e futebol, ?playgrounds, academias ao ar livre e academia para a terceira idade. Além disso, conta ainda com a Praça do Samba, um espaço com palco, concha acústica e arquibancadas para a realização de shows e apresentações culturais, além de uma Nave do Conhecimento, uma Arena Cultural e a "Praia de Rocha Miranda", um balneário artificial formado por cinco cascatas.

"O grande desafio do Rio era como a gente poderia integrar mais a cidade, unir mais as pessoas e diminuir as desigualdades. E o Parque Madureira é carregado desse simbolismo. Esse espaço significa o olhar atento e carinhoso da prefeitura para o subúrbio carioca, a alma dessa cidade. Se o Rio de Janeiro fosse um corpo humano, aqui com certeza seria o coração. Conseguimos trazer para a Zona Norte um local de lazer e de diversas manifestações culturais, com um espaço de qualidade que as pessoas podem utilizar com dignidade", disse o prefeito.

Na nova expansão, o teatro a céu aberto Zaquia Jorge é uma homenagem à vedete e estrela do teatro de revista, que construiu o primeiro teatro do subúrbio carioca, em Madureira. Com capacidade para 391 pessoas sentadas e mil em pé, o espaço conta com um palco de 170 metros quadrados, uma área de apoio com camarins, banheiros e coxias, além de um telhado verde como solução termoacústica que atua como isolante e evita a transferência de calor, frio e ruído para o interior da edificação.

Já o edifício multiuso, construído segundo as mais modernas técnicas de sustentabilidade, está aberto para diferentes atividades e abriga a exposição ‘Parque Madureira: um sonho concretizado', composta por 20 painéis, dez acrílicos frente e verso com fotos e informações sobre o complexo de lazer desde a primeira fase de obras. Dividida entre Passado, Transformação e Presente, a mostra aborda a evolução e as fases de implantação do projeto, desde a compactação das linhas de transmissão da concessionária de energia Light, abordando preceitos que nortearam toda concepção como sustentabilidade, lazer, botânica e esportes.

O prédio possui 610 metros quadrados, dois salões climatizados e uma enorme varanda. O telhado contém 250 placas fotovoltaicas que vão gerar até 102.1 mega watt/hora/ano de energia – o que possibilitará significativa redução na conta de abastecimento elétrico do espaço.

O Parque Madureira foi o primeiro parque público do Brasil com certificação AQUA (o selo de sustentabilidade da Fundação Vanzolini). Na segunda fase de expansão, o Parque chegou a Turiaçu, inaugurando a inédita "Praia de Rocha Miranda", com 500 metros quadrados de faixa de areia que permite a colocação de cadeiras de praia e guarda-sóis, coqueiros e 120 metros de queda d'água, formadas por três cascatas. Outros trechos também contam com equipamentos que amenizam o calor e atraem os usuários: as cascatas, os espaço com esguichos de água oriundos do chão, e uma espécie de cachoeira urbana.