ASSINE
search button

“Reflexo dos desgovernos recentes que o Rio viveu”, diz ONG sobre queda de helicóptero

Compartilhar

O Movimento O Rio pela Paz emitiu nota na noite de sábado (19) sobre a queda do helicóptero na região da Gardênia Azul, no Rio de Janeiro. Investigação apura se aeronave sofreu pane ou se foi abatida por criminosos num confronto com a polícia. Segundo o líder do Movimento, Rommel Cardozo, “essa é a consequência dos cortes de investimentos em segurança pública, combinada com a falta de presença eficaz em regiões de risco”.

“Toda ação tem uma reação. Não estar presente com ações que mostrem o poder do Estado, quem manda, gera um descontrole, como bandidos derrubarem uma aeronave. A autoria por parte de bandidos ainda tem que ser comprovada, mas a presença de vídeos nas redes sociais em comemoração à derrubada, já sugerem que partiu do crime organizado o abatimento da aeronave. A derrubada é fruto da sensação de ausência de impunidade. O Governo não deve estar presente apenas com força, mas sim com serviços. Entretanto, mostrar quem manda, impor respeito é um quesito básico”, disse Cardozo.

“A derrubada da aeronave é um péssimo sintoma de como anda o respeito pelas autoridades policiais do Rio. Se confirmada como ação de bandidos, essa é uma afronta às forças policiais. Mas esse não é o fim! É tempo do Poder Público reerguer a cabeça e retomar espaços dominados por estranhos. A sociedade só tem a ganhar com ações enérgicas, de impacto”, finalizou Cardozo.