ASSINE
search button

Garotinho é preso pela Polícia Federal no Flamengo, Zona Sul do Rio

Compartilhar

O secretário de Governo de Campos e ex-governador do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho, foi preso preventivamente por volta das 10h30 desta quarta-feira (16) pela Polícia Federal da Delegacia de Campos dos Goytacazes, em um apartamento onde mora na Rua Senador Vergueiro, no Flamengo, na Zona Sul da cidade. 

A defesa de Garotinho diz que a prisão é ilegal, já que Garotinho sequer foi candidato na eleição em questão, e entrou com novo pedido de liberdade no início da tarde. 

Além do mandado de prisão, expedido pelo juiz Glaucenir Silva de Oliveira, o ex-governador também foi alvo de um mandado de busca e apreensão.  

Em nota enviada à imprensa no início da tarde, a Polícia Federal no Rio de Janeiro informa que a "diligência faz parte da Operação Chequinho, que investiga a ação de uma associação criminosa montada com o objetivo de fraudar as últimas eleições no município". A Polícia Federal cumpre mandados de prisão desta operação há cerca de um mês, em relação a suposto uso eleitoral do programa "Cheque Cidadão". 

>> Defesa diz que prisão de Garotinho é arbitrária e ilegal

O secretário de Campos foi levado para a sede da Polícia Federal no Rio de Janeiro, na Zona Portuária, seguiu para o Instituto Médico-Legal (IML) para realizar exames e seria encaminhado para Campos ainda nesta quarta-feira, de avião

O advogado criminalista Fernando Fernandes havia impetrado habeas corpus com pedido de liminar neste sábado (12), para garantir que o Juízo da 100ª Zona Eleitoral não decretasse prisão provisória. 

Os agentes também cumpriram oito mandados de prisão temporária, oito de busca e apreensão e um de condução coercitiva.

No início do mês, a segunda fase da operação prendeu em Copacabana a ex-assessora particular da prefeita Rosinha e vereadora eleita Linda Mara Silva (PTC). A ex-secretária de Desenvolvimento Humano e Social, Ana Alice Alvarenga, e a radialista Beth Megafone, também foram presas, além do vereador Kellinho (PR), da ex-coordenadora do Cheque Cidadão, Gisele Koch, e do vice-presidente da Câmara, Thiago Virgílio.

Em meados de outubro, na primeira fase da operação, foram presos os vereadores Miguel Ribeiro machado e Ozéias Martins. 

O Ministério Público alega que, entre 30 mil beneficiários do cheque cidadão, 18 mil fariam parte de um esquema, o que renderia um desperdício de R$ 3,5 milhões por mês.

O Blog do Garotinho fez uma série de publicações durante a tarde. "É bom deixar claro que Garotinho não é acusado de desvio de dinheiro público, nem por ato de improbidade", escreveu o moderador Luis Filipe Melo. "Os leitores do blog vêm acompanhando há vários dias as denúncias que Garotinho vem fazendo sobre manobras do delegado federal Paulo Cassiano e do promotor Leandro Manhães para acusa-lo por atos que não cometeu e em eleição que não foi candidato. Garotinho afirmou no blog que não há provas, a não ser depoimentos de pessoas que foram coagidas a dizer ao delegado que havia participação política no programa, pois senão ficariam presas."

"O Brasil vive um momento estranho. Enquanto Sérgio Cabral e a turma da Lava Jato continuam soltos depois de roubarem milhões do povo brasileiro, Garotinho e o governo de Campos, que sempre procuraram olhar pelos mais pobres, são perseguidos e injustiçados. Os advogados de Garotinho estão ingressando na Justiça para reverterem essa situação", completou Leandro Manhães.