Rio é eleito o melhor destino de praia LGBT da América Latina

O Rio de Janeiro recebe nesta quarta-feira (28) o título de melhor destino de praia LGBT da América Latina. A entrega do título será realizada em São Paulo, na 44ª ABAV, maior feira do Brasil voltada para o segmento de turismo. A eleição foi realizada em agosto, durante a 9ª Conferência Internacional de Negócios e Turismo LGBT, em Buenos Aires. O evento, também conhecido como Gnetwork360, é organizada pela Câmara de Comércio Gay-Lésbica da Argentina.

Duzentos representantes e líderes da comunidade LGBT foram ouvidos. A premiação foi dividida em cinco categorias. A capital carioca recebeu 51% dos votos como melhor destino de praia, seguido de Porto Vallarta e Cancún, ambas cidades localizadas no México.

De acordo com Alfredo Lopes, presidente-executivo do Rio Convention & Visitors Bureau, o Rio de Janeiro tem um potencial muito grande para o turismo LGBT, que deve ser respeitado e estimulado.  “Nossos visitantes se sentem em casa porque o Rio de Janeiro é uma cidade que recebe a todos de braços abertos, respeitando tendências e opções. O público LGBT representa um mercado excepcional, que valoriza toda a estrutura do turismo, desde as belezas naturais, passando pela gastronomia, cultura, arte e noite. É um reconhecimento muito positivo receber esse prêmio”, destaca.

Clovis Casemiro, coordenador da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA) comemora o título.“Em 1997, durante a ABAV realizada no Rio, tivemos a primeira visita dos diretores da IGLTA e, logo em 1998, fizemos um simpósio da IGLTA com mais de 100 participantes de vários países. Foi tudo incrível! Ou seja, a tradição do Rio de Janeiro como destino de praia para os turistas LGBT vem de longa data. É um orgulho este reconhecimento dos turistas latinos. Que sejam bem-vindos! “.