ASSINE
search button

Hotéis do Rio têm pico de ocupação na segunda semana de agosto

Compartilhar

Os hotéis do Rio de Janeiro registraram pico de ocupação na segunda semana de agosto, em função da Olimpíada Rio 2016, com média de ocupação de 96,72%. O índice caiu para 95,94% na terceira semana (15 a 21 do mês), depois de a pesquisa mensal ter iniciado com taxa média de ocupação de 89,47% entre os dias 1º e 7 de agosto. Os dados foram divulgados hoje (23) pela Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Rio de Janeiro (ABIH-RJ).

A pesquisa mostra que os índices mais altos de ocupação na hotelaria carioca foram apurados nos bairros da Barra da Tijuca e São Conrado (99,30%) na segunda semana, seguidos de Ipanema e Leblon, com 99,16%, no mesmo período. Na terceira semana do mês, com a aproximação do encerramento da Olimpíada, os índices caíram para 97,91% e 96,58%, para as duas regiões, respectivamente. No sentido inverso, Leme e Copacabana tiveram o total de quartos ocupados elevado de 96,96% para 97,84%, e Flamengo e Botafogo de 95,64% para 96,24%. Já na região do centro da cidade a média de ocupação caiu entre a segunda e a terceira semana de agosto de 92,55% para 91,12%.

Para estimular a ocupação durante a Paralimpíada, que ocorrerá de 7 a 18 de setembro, a ABIH-RJ lançou campanha nacional no último dia 18, em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau, a Rio 2016, a Empresa de Turismo do Município do Rio de Janeiro (Riotur) e a Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa). Os pacotes promocionais englobam passagens aéreas, hospedagem e ingressos.

Na ocasião do lançamento da campanha, o diretor-geral do comitê organizador dos Jogos Rio 2016, Sidney Levy, destacou que esta é a primeira vez que os Jogos Paralímpicos estão sendo realizados aqui no Brasil e na América do Sul. "Teremos os melhores atletas, mostrando a superação como a melhor qualidade dos seres humanos. A parceria com as entidades oferece uma excelente oportunidade para que o brasileiro possa participar e viver este momento único e com valores acessíveis.”

Os pacotes estão disponíveis neste site da associação Brasileira das Operadoras de Turismo. A campanha prosseguirá até 5 de setembro. Ela envolve investimentos da ordem de US$ 2 milhões em programas de rádio e televisão dos maiores mercados emissores nacionais, com o objetivo de atrair brasileiros, disse o presidente ABIH-RJ, Alfredo Lopes. Ele estima que os índices de ocupação no Rio de Janeiro devem cair para a faixa de 50% já a partir desta semana.