ASSINE
search button

Operação Méier Presente captura foragido da Justiça

Na Lapa, agentes apreenderam um menor por fato análogo ao crime de tráfico de drogas

Compartilhar

Agentes da Operação Méier Presente, durante patrulhamento na passarela da estação do Méier na tarde de quarta-feira (03/08), abordaram um homem em atitude suspeita. Ele foi encaminhado à 23ª DP para averiguação. Contra Henrique Gomes dos Santos, 18 anos, havia um mandado de busca e apreensão pendente por fato análogo ao crime de furto. Ainda segundo os policiais militares, ele foi conduzido à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).

Com este, já são 155 foragidos da Justiça capturados pelos agentes da Operação Segurança Presente desde sua implantação, há oito meses.

Lapa

Na noite desta quarta-feira (03/08), agentes da Operação Lapa Presente receberam informações pelo Disque-Lapa sobre possível venda de drogas na Rua Taylor. Uma equipe foi ao local, onde encontrou um adolescente com 44 papelotes de cocaína, R$ 130, dois dólares e um celular. Ele foi conduzido à 5ª DP, onde foi apreendido por fato análogo ao crime de tráfico de drogas.

Balanço

Até a noite de quarta-feira (3/8), os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 1.922 prisões, sendo 1.137 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 155 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 57 pessoas por porte de arma branca e sete por porte de arma de fogo, 68 por roubo e 133 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 503 ações de acolhimento a moradores de rua.

Na operação Lapa Presente até o momento foram cumpridos 568 mandados de prisão – sendo 28 por homicídio, 253 por roubo, 115 por furto, 65 por tráfico de drogas, entre outros. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 22.988 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 178 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.

Conheça a Operação Segurança Presente 

No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro.  As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.