Agentes da Operação Méier Presente, durante patrulhamento na passarela da estação do Méier na tarde de quarta-feira (03/08), abordaram um homem em atitude suspeita. Ele foi encaminhado à 23ª DP para averiguação. Contra Henrique Gomes dos Santos, 18 anos, havia um mandado de busca e apreensão pendente por fato análogo ao crime de furto. Ainda segundo os policiais militares, ele foi conduzido à Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA).
Com este, já são 155 foragidos da Justiça capturados pelos agentes da Operação Segurança Presente desde sua implantação, há oito meses.
Lapa
Na noite desta quarta-feira (03/08), agentes da Operação Lapa Presente receberam informações pelo Disque-Lapa sobre possível venda de drogas na Rua Taylor. Uma equipe foi ao local, onde encontrou um adolescente com 44 papelotes de cocaína, R$ 130, dois dólares e um celular. Ele foi conduzido à 5ª DP, onde foi apreendido por fato análogo ao crime de tráfico de drogas.
Balanço
Até a noite de quarta-feira (3/8), os agentes da Operação Segurança Presente efetuaram 1.922 prisões, sendo 1.137 por posse e uso de entorpecentes, e já cumpriram 155 mandados de prisão. Também foram conduzidas à delegacia 57 pessoas por porte de arma branca e sete por porte de arma de fogo, 68 por roubo e 133 por furto. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 503 ações de acolhimento a moradores de rua.
Na operação Lapa Presente até o momento foram cumpridos 568 mandados de prisão – sendo 28 por homicídio, 253 por roubo, 115 por furto, 65 por tráfico de drogas, entre outros. Em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, foram realizadas 22.988 ações de acolhimento a moradores de rua. Foram realizadas ainda ações de fiscalização em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes, que resultaram em 178 veículos rebocados por apresentarem alguma irregularidade.
Conheça a Operação Segurança Presente
No dia 1º de dezembro de 2015, foi iniciada no Méier, na Lagoa Rodrigo de Freitas e no Aterro do Flamengo a Operação Segurança Presente, uma iniciativa de interesse público - fruto de uma parceria entre o Governo do Estado e o Sistema Fecomércio RJ. No dia quatro de julho deste ano, a operação chegou ao Centro. As Operações Segurança Presente foram inspiradas na bem sucedida Lapa Presente, iniciada em 1º de janeiro de 2014.A operação, de caráter permanente, conta com a participação de policiais militares da ativa e da reserva e agentes civis egressos das Forças Armadas. Vários órgãos atuam coordenados na ação: Secretaria de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Polícia Militar, Polícia Civil, Comando Militar do Leste, Guarda Municipal, secretarias municipais de Ordem Pública, de Desenvolvimento Social, de Conservação, de Transportes e Comlurb.