ASSINE
search button

Zona Norte recebe área de lazer e esporte reformada através do Projeto Ligação

Iniciativa é resultado da parceria entre a Secretaria de Estado de Esporte e a Light 

Compartilhar

O Rio de Janeiro recebeu uma nova área de lazer e de esporte na Zona Norte. Na manhã deste sábado (05/03), os moradores do Morro São João, no Engenho Novo, foram contemplados com a reforma de uma quadra poliesportiva. A obra é resultado do Projeto Ligação, que tem como objetivo usar o esporte como mecanismo de inclusão e de valorização da população. O projeto é viabilizado pela Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude (Seelje), por meio da Lei estadual de Incentivo à Cultura e ao Esporte (Lei do ICMS), com patrocínio da Light e financiamento do BNDES.

- Para nós, da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, entregar estes espaços revitalizados é um grande orgulho. Estamos no ano dos Jogos Olímpicos e o estado do Rio de Janeiro será o maior vencedor. Com mais investimentos no esporte, a população fluminense ganha também com mais cidadania - afirmou o secretário Marco Antônio Cabral.

A área recuperada pelo Projeto Ligação foi fundada em 1978 e havia passado por uma única reforma realizada em 2003. Agora, ganhou uma nova tela de proteção e teve sua estrutura toda recuperada com a troca de tubos e a instalação de refletores. O espaço também passa a contar com um piso especial e uma nova cobertura em estrutura metálica, além de balizas de futebol, rede de vôlei e cestas de basquete. A intervenção  incluiu ainda a construção de uma passagem entre duas das principais vias da comunidade, as ruas Conselheiro Jobim e Visconde de Santa Cruz.

A obra durou cinco semanas e contou, em parte, com mão de obra local. Gisele Silva dos Santos, moradora da comunidade, atuou como supervisora e neste sábado mostrava com orgulho o resultado do seu trabalho. O espaço agora conta com uma cobertura e passará a abrigar projetos esportivos voltados para crianças e adolescentes.

- Vai dar muito gosto jogar nessa quadra. Está linda. Antes só conseguíamos ocupá-la de noite por conta do sol forte. Agora já vou chegar da escola e vir direto para cá - afirma Kaíque Ricardo Pereira, de 16 anos, morador da comunidade desde que nasceu e é goleiro do time local.

A proposta do Projeto Ligação é reformar ou instalar equipamentos esportivos em 22 espaços distribuídos em 16 comunidades do Estado do Rio de Janeiro. A expectativa é que sejam investidos cerca de R$ 10 milhões nas obras realizadas com mão de obra local, gerando um total de 300 novos empregos.

O projeto já passou pelas comunidades de Cidade de Deus e Manguinhos, além dos municípios de Nilópolis, Queimados, Rio Claro (Macundu) e Carmo. A previsão é que todas as obras estejam concluídas no primeiro semestre de 2016, depois de passar por comunidades como Lins, Cerro-Corá, Morro da Mineira, Praça Seca, Morro dos Macacos, e pelos municípios de Duque de Caxias e Belford Roxo.