ASSINE
search button

Saerjinho conquista prêmio de gestão BID no Uruguai

Sistema de avaliação do Estado ganhou em duas categorias

Compartilhar

Concorrendo com trabalhos de 16 países, incluindo os do Brasil, o Saerjinho conquistou o Prêmio Anual 2015 de Gestão por Resultados da Comunidade de Profissionais e Especialistas em Gestão Pública. Criado em 2011, o Programa de Avaliação Externa Bimestral da Secretaria de Educação do Rio de Janeiro venceu nas categorias Avaliação e Monitoramento e Gestão para Resultados em Setores, duas das oito que o prêmio oferece.

A ação de reconhecimento é uma iniciativa do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), e homenageia os líderes da América Latina e do Caribe que fizeram progressos na implementação de modelos de gestão para resultados em desenvolvimento.

A convite da organização do evento, a superintendente de Avaliação e Acompanhamento do Desempenho Escolar, Vânia Machado, representou a Secretaria de Educação e o Estado na cerimônia realizada no Teatro Solis, em Montevidéu, Uruguai.

- Para mim, foi uma alegria enorme ver o nosso trabalho ser reconhecido internacionalmente. O Saerjinho é uma avaliação inovadora. Até então, nenhuma secretaria tinha realizado uma avaliação nesse formato. E, para a Educação, creio que, além do reconhecimento, é mais um passo na consolidação da cultura de avaliação do processo ensino aprendizagem -  disse Vânia.

A subsecretária de Gestão de Ensino, Patrícia Tinoco, considera que o Saerjinho é uma avaliação que tem orientado várias ações da secretaria, como o Reforço Escolar. 

- Além de mais um estímulo para continuar trabalhando na elevação da qualidade da educação do Rio de janeiro, a vitória em duas categorias reforça o que já sabíamos: que estamos no caminho certo - explicou Patrícia.