Nesta primeira semana de verão, a alta temperatura não deixa dúvidas de qual estação do ano o carioca está passando. Esta sexta-feira (25), mais uma vez foi de forte calor. De acorco com o Alerta Rio, a temperatura máxima foi registrada em Irajá, na Zona Norte, com 36,9ºC. A sensação térmica foi de 42,8ºC, registrada em Santa Cruz, na Zona Oeste, às 14h45.
As praias do Rio de Janeiro ficaram lotadas, com banhistas tentando escapar das altas temperaturas.
Fim de semana tem dez praias cariocas liberadas para o banho
O boletim de balneabilidade do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgado na quinta-feira (24/12) indica 10 praias próprias para o banho nas Zonas Sul e Oeste do Rio de Janeiro, no final de semana.
As praias liberadas são Barra de Guaratiba, Grumari, Prainha, Recreio, Joatinga, Diabo, Arpoador, Copacabana, Leme e Praia Vermelha. Estão impróprias as praias do Pepino, São Conrado, Vidigal, Leblon, Urca, Botafogo e Flamengo.
No Pontal de Sernambetiba, o banho está liberado no trecho em frente ao nº 6.287 da Estrada do Pontal. Na praia da Barra da Tijuca, estão próprios os pontos em frente à Avenida Ayrton Senna e ao Riviera Country Club. Os banhistas devem evitar os pontos em frente ao 2º GBM e o Quebra-Mar. Em Ipanema, liberado apenas o trecho em frente à Rua Joana Angélica,
Na Ilha do Governador e em Paquetá todas as praias estão impróprias para o banho.
O Inea não recomenda o banho de mar nas primeiras horas após a ocorrência de chuvas e próximo às saídas de galerias de águas pluviais ou canais de drenagem. O boletim de balneabilidade pode ser consultado no site do Inea (www.inea.rj.gov.br).