ASSINE
search button

Pezão: Saúde do estado precisa de  R$ 350 milhões para reabrir emergências

Em meio à crise, governo do Rio anuncia troca na Secretaria de Saúde

Compartilhar

O governo do Estado do Rio de Janeiro anunciou, nesta terça-feira (22), que o médico Luiz Antônio de Souza Teixeira Júnior assumirá a secretaria de Estado de Saúde a partir de janeiro. Ainda segundo o governo, a transição com o secretário Felipe Peixoto começará já nos próximos dias. Peixoto anunciou que deixará o cargo para concorrer à Prefeitura de Niterói.

A troca acontece em maio a uma grave crise na área se saúde do Estado. Hospitais públicos enfrentam a falta de remédio, e os servidores estão sem receber salários.

Na manhã desta terça-feira, o governador Luiz Fernando Pezão afirmou que o Governo do Estado do Rio de Janeiro precisará de cerca de R$ 350 milhões para reabrir todas as emergências de hospitais estaduais que estão fechadas por problemas no pagamento dos salários de funcionários e por falta de insumos. 

Na próxima quarta (23), Pezão se reúne com a presidente Dilma Rousseff, e a crise na saúde deverá estar em pauta. Ele também se reunirá com responsáveis por empresas que devem impostos do Governo do Rio. Além disso, Pezão afirmou que pediu ajuda aos prefeitos de cidades da Região Metropolitana para reforçar os plantões de unidades que estão fechadas.

“A minha luta é para reabrir todos os hospitais. Vou fazer o esforço que precisar. Saio daqui com o secretário Felipe Peixoto para ver quem pode me ajudar nos plantões e reabrir todas as emergências. Pedi ajuda aos prefeitos, principalmente da Região Metropolitana do Rio, para me auxiliar”, disse Pezão.

O secretário estadual de Saúde culpou a crise econômica pelos problemas. “Vários hospitais municipais, estaduais e federais ao longo do período tiveram problemas. Conseguimos segurar até o começo deste mês, quando a saúde também foi afetada. Reconhecemos o problema e estamos trabalhando para voltar com as nossas atividades”, disse Felipe Peixoto.

Novo secretário

Luiz Antônio é o atual secretário de Saúde da cidade de Nova Iguaçu. Ortopedista  pós-graduado em Medicina do Esporte e do Exercício, o médico tem MBA Executivo em Saúde pela Coppead UFRJ e exerce também a função de secretário-geral do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado do Rio de Janeiro.