Operação Lapa Presente prende três foragidos

Agentes da Operação Lapa Presente (OLP), da Secretaria de Estado de Governo do Rio de Janeiro, prenderam, na madrugada deste sábado (10/10), dois homens foragidos do sistema prisional e um foragido da Justiça.

Durante patrulhamento na Rua Teixeira Freitas, os agentes desconfiaram de Natanael Silas da Silva, de 41 anos, Luiz Cláudio Vieira Aleixo, de 31, e Paulo Sérgio Teixeira, de 48. Além de estarem em atitude suspeita, eles não portavam nenhum documento de identificação.

Os três foram encaminhados à 5ª DP (Mem de Sá), onde foi constatado que Natanael e Luiz Cláudio haviam recebido benefício de progressão do sistema prisional, mas não retornaram ao presídio para cumprir o restante da pena. Já contra Paulo Sérgio, foi verificado que havia um mandado de prisão pelo crime de roubo.

Em menos de três dias, seis foragidos foram localizados por agentes da Lapa Presente através do policiamento ostensivo realizado.

Lançada pela Secretaria de Estado de Governo com o objetivo de garantir a segurança e o direito de ir e vir dos moradores e frequentadores da região do Rio Antigo, a Operação Lapa Presente deu início às suas ações de fiscalização no dia 1º de janeiro de 2014. Desde então, até a madrugada de 08/10, os agentes cumpriram 370 mandados de prisão - sendo 18 por homicídio, 168 por roubo, 82 por furto, 39 por tráfico de drogas e 63 por outros crimes.

Além disso, 2.683 pessoas foram detidas por porte de entorpecentes, sendo 2.559 detidas por posse para consumo e 124 presas por tráfico de drogas. Também foram conduzidas à delegacia 82 pessoas por porte de arma branca, 20 por portar arma de fogo, 282 por roubo e furto e 879 por outros delitos. Foram aprendidos também aproximadamente 15,8 kg de drogas (maconha, cocaína, crack e ecstasy).