Crianças de abrigos da prefeitura do Rio comemoram Dia da Criança

Cerca de 50 crianças e adolescentes de vários abrigos da prefeitura do Rio de Janeiro comemoraram antecipadamente o Dia da Criança (12 de outubro), com um piquenique hoje (10) na Lagoa Rodrigo de Freitas, na zona sul da cidade. As crianças tiveram atividades de pintura e música, além de praticar esportes.

Segundo o subsecretário municipal de Desenvolvimento Social, Rodrigo Abel, mais de 800 crianças órfãs ou com problemas familiares são atendidas em abrigos da prefeitura. “São crianças que, por algum motivo na casa delas, acabaram sendo acolhidas nos abrigos. Cada criança dessa tem uma história, um drama a ser superado. O que estamos tentando fazer aqui é tornar esse um dia mais harmonioso, mais feliz para essas crianças que estão longe de suas casas, que é o lugar onde elas deveriam estar”, disse.

Muitas crianças são encaminhadas aos abrigos por decisão judicial. Segundo o titular da 1ª Vara da Infância e da Juventude do Rio, Pedro Henrique Alves, a ideia é que a permanência delas nas unidades seja a mais curta possível.

“Nós buscamos, primeiramente, trabalhar os pais e ajudá-los de alguma forma a se preparar para receber de volta os filhos. Se isso não for possível, tentamos algum outro parente que possa fazê-lo. Em última hipótese, buscamos uma família substituta, principalmente na modalidade de adoção, para que essas crianças possam sair da instituição. Instituição não é lugar de criança. Lugar de criança e adolescente é no seio de uma família”, disse o magistrado.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, estão previstas várias atividades na próxima semana, como passeios a shopping, passeios de kart e visitas a museus.