Jovens do Jacarezinho se inscrevem em Banco de Talentos do RioSolidario

Jovens da comunidade do Jacarezinho se inscreveram no Banco de Talentos do RioSolidario. Ao todo, 92 pessoas se interessaram em participar das seleções para oportunidades de trabalho e de cursos oferecidos pelos parceiros da ONG. A ação faz parte do programa Futuro Agora. 

A jovem Mayara Sacramento, de 19 anos, já cursa teatro em um programa do Instituto Masan em parceria com o RioSolidario. Seu objetivo agora é conseguir um emprego para pagar um curso técnico de enfermagem. "Tenho preferência pela área administrativa, pois já trabalhei com isso. Tenho que aproveitar as oportunidades", disse Mayara, que foi ao Centro de Referência da Juventude, que abriga o projeto Caminho Melhor Jovem, para realizar a inscrição. 

Com 16 anos, Ricardo Junior planeja entrar no mercado de trabalho para, além de ajudar em casa, realizar o sonho de passar em um concurso para a Marinha. "Quero trabalhar para juntar dinheiro para pagar um curso técnico de mecânica, mas, principalmente, um preparatório para o concurso da Marinha, que é meu sonho. Estou no 1° ano do Ensino Médio e, claro, também pretendo ajudar em casa", afirmou Ricardo.

O RioSolidario encaminha jovens inscritos no seu Banco de Talentos, incluindo pessoas com deficiência, para vagas em empresas como a Nova Cedae, por meio do programa Jovem Aprendiz. O Banco de Jovens também oferece oportunidades de cursos nas áreas de hotelaria e construção civil.

Oportunidades

Jovens entre 18 e 24 anos, no último ano do Ensino Médio ou com o Ensino Médio completo, poderão cursar hotelaria na Escola Carvalho Hosken de Hotelaria, que será inaugurada no hotel Hilton Barra, em novembro. As aulas serão ministradas no Senac e darão formação para que os alunos atuem em qualquer área dentro de um hotel.

Já a rede Windsor oferece para os inscritos no Banco de Talentos do RioSolidario cursos nas áreas de auxiliar de cozinha, camareira/arrumador, garçom e barman. Também é preciso ter acima de 18 anos e estar no 3° ano do Ensino Médio ou ter o Ensino Médio completo.

Em outra seleção, quatro jovens com deficiência, que se inscreveram no Dia D, realizado em 25 de setembro, foram selecionados pelo RioSolidario para trabalhar na rede de fast food The Fifties. Eles já estiveram na sede da ONG para saber como será o novo emprego.