O Corpo de Bombeiros, em parceria com a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), promoveu, neste sábado (12/9), um curso gratuito para profissionais de saúde, no Centro de Aprendizagem e Desenvolvimento do Surfe (Cades), no Recreio dos Bandeirantes. O objetivo foi orientar os interessados sobre procedimentos básicos de prevenção, resgate e primeiros socorros nas praias.
De acordo com o comandante de área de Salvamentos Marítimos do Corpo de Bombeiros, coronel Marcelo Pinheiro, a ideia é passar o aprendizado para a maior quantidade possível de pessoas, multiplicando o conhecimento.
"O curso tem o propósito de ensinar dicas simples de como evitar afogamentos e de como ajudar a salvar essas vítimas. A ideia não é formar profissionais em salvamento e sim contribuir redução por meio da cultura de prevenção", explicou o coronel.
O curso incluiu ensinamentos teóricos e práticos e abordou temas como a introdução ao salvamento aquático, processo e perfil dos afogamentos, cadeia de sobrevivência, suporte básico, vítimas e classificação do afogamento, além de situações clínicas, traumáticas e mecanismos de lesões.