ASSINE
search button

Escolas de São João de Meriti celebram a Semana Nacional da Educação Infantil

Compartilhar

As creches e pré-escolas da Rede Municipal de Educação de São João de Meriti iniciaram, na última terça-feira (18/08), as comemorações à Semana Nacional da Educação Infantil. Instituída pela Lei Federal 12.602/2012, as celebrações vão até 25 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional da Educação Infantil. 

Durante este período, serão desenvolvidas nas unidades atividades variadas para as crianças, como brincadeiras tradicionais, teatros, cantigas, jogos, além de palestras conscientizando os responsáveis sobre os direitos das crianças e os benefícios da educação infantil. 

A secretária municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Eneila Lucas, ressalta a importância das comemorações. “Enfatizar esta Semana é muito importante, pois na educação infantil a criança não aprende apenas com a rotina da escola, mas também com o brincar. A gente reforça a ludicidade e a brincadeira para que todos lembrem que, até os cinco anos de idade, a criança precisa brincar para aprender”, afirmou a secretária. 

Na Escola Municipal Valério Vilas Boas Filho, em Venda Velha, a criançada se divertiu bastante com as atividades. O tema das brincadeiras em 2015 foi o folclore, como explica a professora Daiana da Silva. “Neste ano especialmente, estamos associando as atividades da Semana Nacional da Educação Infantil com o Dia do Folclore, comemorado dia 22 de agosto. A proposta é a criança trazer brincadeiras e músicas aprendidas com seus pais e avós sobre esse tema e compartilhar em sala de aula. É uma forma de resgatar essas atividades mais antigas e ensinar para essa geração”, disse a professora. 

A Semana Nacional da Educação Infantil também tem o objetivo de promover um período de reflexão sobre a necessidade de garantir às crianças seus direitos ao afeto, ao cuidado, à proteção e aos demais aspectos associados a uma educação de qualidade.