ASSINE
search button

Ministro diz que Rio vai atender exigências sobre águas da Baía de Guanabara

Ontem, pesquisa indicou que competições ocorrerão em um ambiente com risco para os atletas.

Compartilhar

O ministro do Esporte, George Hilton, disse hoje (31) que as autoridades brasileiras estão preocupadas em cumprir as exigências do Comitê Olímpico Internacional sobre a qualidade das águas da Baía de Guanabara, para os eventos dos Jogos Olímpicos de 2016. Ontem (30), foi divulgada uma pesquisa da Universidade Feevale, de Novo Hamburgo, a pedido da Associated Press, que indicou que as competições na baía deverão ocorrer em um ambiente contaminado por fezes humanas, com risco de doenças para os atletas.

Segundo o ministro, no entanto, as autoridades locais se anteciparam, fizeram análises e já deram declarações de que as informações divulgadas não correspondem à realidade. “O próprio técnico da Seleção Brasileira de Remo disse estar surpreso. Eu tenho certeza que o trabalho que vem sendo feito pelos entes – governo federal, governo do estado e também a prefeitura – vai nos permitir ter, com toda normalidade, um grande evento nos esportes náuticos”, disse o ministro.

Hilton explicou que, a partir dos eventos-teste, os organizadores vão identificar as deficiências para corrigi-las até o ano que vem. O ministro do Esporte participou hoje do programa Bom Dia, Ministro, produzido pela EBC Serviços, em parceria com a Secretaria de Comunicação da Presidência da República.

>>> Confira aqui o especial Guanabara Limpa?, publicado em 2014 pela Agência Brasil.