Cerca de 300 policiais civis, coordenados pela 90ª DP (Barra Mansa), com apoio de promotores do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (GAECO) realizam, desde o início da manhã desta quarta-feira (154), uma mega operação para desarticular uma quadrilha de tráfico de drogas que atua no Sul Fluminense e nos estados de Minas Gerais e São Paulo. A Operação Adren visa cumprir 42 mandados de prisão e 72 de busca e apreensão contra traficantes, comerciantes, quatro policiais civis e dois policiais militares.
De acordo com o delegado Ronaldo Aparecido, titular da 90ª DP, as investigações tiveram início há 14 meses a partir de um inquérito da unidade que apura o tráfico de drogas naquela região. Segundo o delegado, o grupo tem diversas células e age trazendo drogas do Paraguai e distribuindo em cidades do Sul Fluminense, Minas e São Paulo. As investigações apontaram que uma das células chegou a lucrar mais de R$ 1 milhão por mês com a venda de entorpecentes, como maconha e cocaína, e insumos para o refino da droga.
"Durante esses 14 meses fizemos diversas ações em que estouramos quatro refinarias de drogas, duas em São Paulo e duas no Sul Fluminense. Além disso, prendemos diversos traficantes e apreendemos drogas e material para o refino", destacou o titular.
Os mandados estão sendo cumpridos nas cidades de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí, Pinheiral, Resende, Itatiaia, Penedo, Angra dos Reis, além de Pouso Alegre, em Minas Gerais e em São Paulo capital e nos municípios de Mogi Guaçu e Itapira, no estado de São Paulo. Os criminosos vão responder pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico, roubo, extorsão e organização criminosa.
A ação conta com apoio das delegacias: 88ª DP (Barra do Piraí), 91ª DP (Valença), 92ª DP (Rio das Flores), 94ª DP (Piraí), 95ª DP (Vassouras), 96ª (Miguel Pereira), 97ª DP (Mendes) e 98ª DP (Engenheiro Paulo de Frontin), além de equipes dos Departamentos Geral de Polícia da Capital (DGPC) e Especializadas (DGPE) e Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE).