Morreu nesta terça-feira (6), aos 95 anos, a ex-porta-bandeira da Portela Dona Dodô. Segundo a assessoria da escola de samba, Maria das Dores Alves tinha um quadro de desnutrição e desidratação. Ela estava internada desde o dia 22 de dezembro no Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari.
Dona Dodô estreou na Portela com 14 anos. Em 1935, contribuiu para o primeiro campeonato da escola, e ocupou o posto de primeira porta-bandeira até a década de 50.
Em 2004, Dodô foi rainha de bateria da sua escola de coração. Depois, organizou a Ala das Damas da Portela, uma das mais tradicionais da escola de Madureira.
Os locais e horários do velório e do sepultamento ainda não está definidos.
Em nota, a escola lamenta a morte de Dona Dodô:
"Um clima de profunda tristeza toma conta da quadra e do barracão da Portela nesta terça-feira (6) quando perdemos uma das maiores referências da história da escola e uma figura importante na história do Carnaval carioca. Tia Dodô foi um exemplo de dedicação para todos os portelenses.
Figura que frequentou a quadra até poucos dias antes de ser internada, Dodô irradiava energia, apesar da idade, e sempre foi uma grande conselheira de toda a Família Portelense.Estamos profundamente consternados e orando pela alma de nossa querida madrinha, que, ao nos deixar, abriu uma profunda lacuna no seio portelense".