BRT Transcarioca terá simulação de contingência operacional 

A Prefeitura do Rio de Janeiro, por meio da Secretaria Municipal de Transportes e CET-Rio, e o Consórcio BRT realizam neste domingo (7/12), a partir das 6h, a primeira simulação do Plano de Contingências Integrado do BRT Transcarioca, com o fechamento da Ponte Dom Eugênio Salles situada na Barra da Tijuca, Zona Oeste da cidade. O teste operacional faz parte do caderno de metas da Prefeitura, que prevê diversas situações de interrupção da circulação das principais pontes, mergulhões e viadutos que fazem parte do corredor Transcarioca. 

A simulação tem o intuito de aperfeiçoar o sistema de transporte planejado e validar um plano de contingência do corredor viário para garantir a continuidade do serviço de BRT em condições adversas de circulação. A Prefeitura informa, ainda, que durante o mês de dezembro outras simulações serão realizadas ao longo do Corredor Transcarioca. A operação simulada terá duração de duas horas.

Para a simulação de fechamento da Ponte Estaiada Dom Eugênio Salles, está previsto desvio do BRT para as pistas compartilhadas com os demais veículos no seguinte trajeto:

Sentido Galeão: Acesso à pista central (tráfego misto) logo após a Estação Aeroporto de Jacarepaguá, acesso à pista lateral seguindo até a Curva Chico Anysio, seguindo para a pista central da Avenida Embaixador Abelardo Bueno. O BRT retornará para o serviço de passageiros na Estação Centro Metropolitano e a Estação Via Parque permanecerá inoperante durante a simulação.

Sentido Alvorada: Acesso à pista central (tráfego misto) logo após a Estação Centro Metropolitano na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, acessando a pista lateral da Avenida Ayrton Senna e logo após, passando para a pista central. O BRT retornará para o serviço de passageiros na Estação Aeroporto de Jacarepaguá e a Estação Via Parque permanecerá inoperante durante a simulação.