Abastecimento de água no Rio será interrompido por 24 horas na terça-feira

A partir das 8h da próxima terça-feira (18), a Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) fará paralisação de 24 horas no abastecimento de água na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense para manutenção preventiva da Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu. A paralisação vai atingir aproximadamente 9 milhões de consumidores.

Técnicos farão vistoria nos reservatórios e canais de água, na estação de tratamento e nas adutoras que compõem o Sistema Guandu, com o objetivo de melhorar o desempenho no verão, quando o consumo de água aumenta. De acordo com a Cedae, a operação está planejada há meses, e contará com o trabalho de cerca de 3 mil pessoas, em diferentes áreas da região metropolitana.

A operação tem um esquema especial com carros-pipa para atender hospitais e outros órgãos de atendimento essencial, durante a paralisação do fornecimento. A companhia pede que a população economize água e reponha suas reservas, enchendo cisternas e caixas d'água.

Segundo a Cedae, o abastecimento voltará ao normal logo após o religamento do sistema, porém em algumas áreas isoladas e regiões mais altas a regularização poderá levar até 72 horas após a conclusão da operação.