ASSINE
search button

São João de Meriti: TCE investigará despesas de viagem de parlamentares 

Desde 2012, vereadores participam de cursos de capacitação pagos com dinheiro público 

Compartilhar

Cursos de capacitação promovidos para agentes públicos estão no centro de uma polêmica em São João de Meriti. Desde 2012, vereadores da cidade da Baixada Fluminense já participaram de cinco cursos em hoteis de luxo, localizados em cidades turísticas, como João Pessoa, Fortaleza e Natal. Na última sexta-feira (21), 21 vereadores, dois suplentes e sete acompanhantes saíram de São João de Meriti com destino à Praia de Cabo Branco, em João Pessoa, em uma viagem com custo individual de R$ 3.700, pagos com dinheiro público.

Em março deste ano, integrantes da Comissão de Representação da Câmara participaram de outro curso de capacitação, que aconteceu no Visual Praia Hotel, em Natal. Nessa ocasião o custo da viagem foi de R$ 99,9 mil e o curso foi organizado pelo Instituto Nacional Municipalista, que já foi investigado por forjar cursos de capacitação para agentes públicos no Rio Grande do Sul. Os parlamentares sulistas, contudo, não participavam de eventos, mas faziam turismo.

Segundo o site do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ), o presidente, Jonas Lopes, determinará nesta segunda-feira (3) a realização de uma auditoria destinada a examinar a legitimidade e a legalidade das despesas da viagem dos parlamentares, suplentes e acompanhantes. Ainda segundo o TCE-RJ, o presidente determinará também a verificação da pertinência do curso para o exercício do mandato dos vereadores.

A prefeitura de São João de Meriti vem enfrentando dificuldades financeiras. Em outubro, cerca 3 mil demissões pegaram de surpresa funcionários do município e os salários estão atrasados desde agosto. Os servidores públicos correm o risco de não receber o 13º salário.