ASSINE
search button

Na véspera do Dia de Finados, prefeitura faz operação em cemitérios

Compartilhar

Na última sexta-feira (31) começou uma operação da Secretaria de Ordem Pública (Seop) para fiscalizar ordenamento no trânsito, coibir a atuação de flanelinhas e a venda ilegal de produtos nos arredores dos cemitérios do Rio de Janeiro.

A operação acontece durante todo o final de semana, inclusive no domingo (2), dia de finados. 

Programação para o dia de finados:

Neste domingo (2), é feriado em todo o País por conta do Dia de Finados. Vários cemitérios têm horários de funcionamento diferenciados e contam com uma programação específica. O Cemitério São João Batista, em Botafogo, Zona Sul do Rio, haverá sósias de artistas importantes, que foram enterrados no local, circulando pelo espaço. Jazigos também terão códigos que podem ser lidos pelo celular com informações das personalidades. 

O São João Batista abre para visita entre 7h e 18h. Haverá missa a cada hora na capela do local, entre as 9h e as 17h. O cemitério vai aproveitar para informar também aos visitantes sobre a visita guiada gratuita que será realizada uma vez por mês, numa parceria com o historiador Milton Teixeira. 

O Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na Zona Norte, abre às 6h e recebe visitantes até 18h. A partir das 8h, acontecem missas a cada hora até as 17h. A primeira delas será rezada pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta. O Cemitério da Ilha do Governador tem a mesma programação de missas, assim como o de Paquetá e Ricardo Albuquerque. 

O Cemitério de Campo Grande, na Zona Oeste, ficará aberto das 7h às 18h, com missas a partir das 9h até as 17h. O de Guaratiba, também na Zona Oeste, ficará aberto das 7h até 18h. As missas acontecem às 8h, 10h e 15h.

O Cemitério de Irajá, no subúrbio do Rio, ficará aberto de 7h até as 18h. As missas acontecem a cada hora de 9h até 17h. Às 10h30, Tempesta realiza uma missa no local. 

Em Jacarepaguá, na Zona Oeste, o cemitério fica aberto das 7h às 18h. As missas acontecem de hora em hora a partir de 9h. O Cemitério de Inhaúma tem a mesma programação. 

O Cemitério de Santa Cruz, na Zona Oeste, vai funcionar das 6h até o último visitante. O Arcebispo do Rio de Janeiro vai celebrar a missa das 15h no local. Haverá missas nos seguintes horários: 9h, 11h, 13h e 15h.

O Jardim da Saudade de Sulacap vai funcionar das 7h às 19h. As missas acontecem às 8h30, 10h30, 14h30 e 16h.