Cooperativas do Rio se mobilizam para promover atividades sociais

Mais de 40 cooperativas do Rio de Janeiro se uniram para promover ações de solidariedade em comemoração ao "Dia C" - Dia de Cooperar - celebrado em todo o país neste sábado,  dia 6 de setembro. Os eventos terão como tema a mobilização, o voluntariado e a solidariedade. Dessa forma, o Rio se une às cooperativas de outros 23 estados brasileiros, mais o Distrito Federal, participantes da iniciativa desenvolvida pelo Sistema OCB* para estimular ações sociais permanentes em todo o país.

Mais de 80 atividades foram programadas para todo o estado do Rio. Na capital, entre os eventos que serão realizados, estão o Projeto Sorrir, na Lagoa, e uma festa de confraternização no Clube São Cristóvão, com campeonato de futebol entre cooperativas, atividades lúdicas para crianças, samba ao vivo e almoço.

O presidente do Sistema OCB/RJ, Marcos Diaz, afirma que o grande objetivo é que estas ações tenham prosseguimento após o "Dia C".

"Pretendemos que as iniciativas passem a fazer parte do calendário do cooperativismo do Estado do Rio de Janeiro. Ano após ano, há uma grande mobilização em torno dessas ações e o nosso objetivo é proporcionar a participação efetiva dos cooperados, colaboradores, dirigentes, além das instituições parceiras. É importante haver ações de solidariedade e preocupação com o próximo. Devemos sempre promover o 7° princípio do cooperativismo: o interesse pela comunidade", destaca Diaz.

Programação do Dia C em 6 de setembro no Rio de Janeiro:

Projeto Sorrir, na Lagoa (RJ)

O projeto promovido pelo Sicoob Cecremef visa a atender crianças de seis meses a seis anos de idade, demonstrando a higiene bucal correta. Também haverá aplicações de flúor e palestras de conscientização sobre à saúde bucal e sua interação com a saúde geral.

Local: Obra do Berço, situada à Rua Cícero Góis Monteiro,19, Lagoa/RJ.

Horário: 8h às 14h

 

Confraternização no Clube São Cristóvão (RJ)

As cooperativas do ramo de transporte do estado promovem um dia de confraternização para 3.500 pessoas. O evento incluirá campeonato de futebol entre cooperativas, atividades lúdicas para crianças, samba ao vivo, almoço e diversos serviços ofertados aos presentes pelas cooperativas e instituições parceiras.

Local: Clube São Cristóvão Futebol e Regatas - Rua Figueira de Mello, 200 - S. Cristóvão/RJ

Horário: Das 8h às 18h.

 

Programa Brasil Alfabetizado (Campos dos Goytacazes)

Desde 2013, a Cooperativa Agroindustrial do Estado do Rio de Janeiro (Coagro), em parceria com o Ministério da Educação e a Secretaria Municipal de Educação, realiza atividades de alfabetização de jovens, adultos e idosos em Campos dos Goytacazes. As aulas ocorrem em uma casa fornecida pela Coagro, às segundas, terças e quartas-feiras. A ação faz parte do cronograma permanente do Dia C no Estado do Rio. A cooperativa também é responsável pelo transporte dos alunos.

Local: Rua Margem da Ilha nº 272 - Distrito de Travessão de Campos

Horário: Segundas, terças e quartas entre 18h e 21h

 

Cooperativismo na Praça (Natividade)

A cidade de Natividade, no Norte-fluminense, vai promover o projeto 'Cooperativismo na Praça'. Estarão expostos para venda os trabalhos artesanais das 26 mulheres que compõem a Cooperativa de Bordados Natividade. O evento, realizado em parceria com a Natcoop (empresa de consultoria e sistema) e a prefeitura, também vai receber doações para o Asilo Recanto do Bem Viver, que acolhe idosos da região.

Local: Praça Ferreira Rabelo, no centro de Natividade.

Horário: a partir das 12h.

 

Cultura na Praça (Bom Jardim)

A Cooperativa Espaço Integrado de Educação e Cultura (Eiduc), da cidade de Bom Jardim, na região serrana do estado, vai realizar o evento "Cultura na Praça". O projeto tem por objetivo levar cultura, em suas diferentes manifestações, aos moradores da cidade. Na Praça da Igreja Matriz haverá apresentações teatrais, música, dança, contação de histórias, brincadeiras infantis e capoeira.

Local: Praça da Matriz

Horário: 14h às 18h

 

Dia de Cooperação e Alegria (Itaguaí)

A Coopvale, cooperativa de crédito mútuo mantida somente pelos empregados do grupo Vale e entidades vinculadas, vai realizar o Dia de Cooperação e Alegria. O objetivo é promover a integração entre funcionários e familiares. A ação também terá um caráter social, com a arrecadação de alimentos para instituições de caridade de Itaguaí.

Local: Rua Argentina - Lote 23 - Quadra 11 - Itaguaí/RJ

Horário: 10h às 17h

 

Projeto Criança Saudável (Volta Redonda)

O Sescoop/RJ, por meio de seu Escritório da Região Centro Sul Fluminense, realiza, em parceria com as cooperativas Coop Proalt, UniodontoSul Fluminense, Cooperaço e CoopBama, o projeto Criança Saudável. O objetivo é arrecadar alimentos para serem doados à Casa da Criança e Adolescente, em Volta Redonda. A entrega será no dia 6 de setembro. Estão programadas brincadeiras e atividades de lazer. A Uniodonto levará a sua unidade móvel para demonstrações de higiene bucal e aplicação de flúor. 3

Local: Casa da Criança e do Adolescente - Rua Vinte e Um, 34 - Vila Santa Cecília, Volta Redonda/RJ

Horário: 14h

 

Confraternização na Ceral (Araruama)

A Cooperativa de Eletrificação Rural (Ceral) de Araruama, na região dos Lagos, realizará uma ação para os seus funcionários e cooperados. As atividades consistirão em um café da manhã, com jogos cooperativos e dinâmicas de grupo. A festa será encerrada com um almoço.

Local: Parque de Exposição de Araruama - Rua Doutor Batista, 0,Araruama/RJ

Horário: 8h30