ASSINE
search button

PM faz operação no Alemão e troca de tiros é intensa na região, nesta segunda

Marginais atiraram mais de 100 vezes contra base da UPP, que foi incendiada com uma viatura

Compartilhar

Tiroteio continua intenso na manhã desta segunda-feira (21/7) no conjunto de Favelas do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Policiais da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da região estão realizando operação para encontrar os autores dos mais de 100 disparos feitos contra a base militar na noite deste domingo (20), que acabou com um policial baleado, o contêiner e uma viatura incendiados. A circulação do Teleférico está suspensa desde a última quinta (17).

O fim de semana foi violento em pelo menos três comunidades pacificadas do Rio: Rocinha, na Zona Sul da cidade; Cidade de Deus, Zona Oeste, e Complexo do Alemão. Os confrontos entre PMs e bandidos teve como saldo de viatura incendiada, duas pessoas mortas e quatro policiais baleados. Neste domingo (20), um confronto entre criminosos e policiais da UPP do Alemão resultou na morte de Matheus Alexandre Silva Santos, de 18 anos. Segundo a Coordenadoria das UPPs, uma equipe policial da unidade na Nova Brasília estava em patrulhamento pela Praça do Índio, pouco depois das 14h, quando encontrou com um grupo de bandidos armados que atirou contra os agentes. Houve revide e Matheus foi baleado. Segundo os policiais que participaram da ocorrência, ele estava com uma pistola calibre 9mm, um carregador e fazia parte do grupo que trocou tiro com os PMs. Matheus foi socorrido e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos.

A ação da PM na Nova Brasília foi para prender o traficante Diogo Wellington Costa, o Bebezão, quando participava de uma festa na comunidade. Bebezão também foi atingido com um tiro na barriga, levado a um hospital e morreu na manhã desta segunda (21). Com Matheus a Polícia apreendeu uma pistola, um carregador e um telefone celular. 

Em represália, mais de 100 tiros foram disparados por criminosos contra o contêiner da UPP, que fica na Rua Canita, na Vila Cruzeiro. Um PM identificado como soldado Cordeiro ficou ferido. O confronto teve início por volta das 21h, quando homens fortemente armados dispararam contra a base da UPP. O relógio de energia da unidade foi atingido, provocando um incêndio. A viatura que estava parada ao lado do contêiner também acabou incendiada, além de uma moto de um dos moradores. As casas que ficam ao lado da UPP ficaram marcadas pelos tiros disparados contra a base militar. 

No momento do ataque, dois policiais estavam dentro da unidade e tentaram abandonar o local. Um deles, o soldado Cordeiro, foi baleado na cintura e levado para o Hospital Estadual Getúlio Vargas. O PM foi transferido posteriormente para o Hospital Geral da Polícia Militar, no Estácio, e não corre risco de morrer. Um blindado da PM chegou a ser chamado para dar apoio na Vila Cruzeiro no momento do conflito. 

O teleférico do Alemão está fechado ao público desde a quinta-feira passada (17), quando o clima de insegurança e confrontos foram registrados no Complexo. A Supervia, concessionária que administra o transporte, disse em nota que a medida visa “garantir a segurança de seus passageiros e funcionários”. A PM reforçou a segurança na comunidade nesta segunda.

No domingo (20) de manhã, policiais da UPP da Cidade de Deus, em Jacarepaguá, Zona Oeste, trocaram tiros com marginais. Wellington Santana Maciel da Silva, 20 anos, foi preso e um adolescente de 17 anos foi apreendido durante o confronto, que aconteceu na localidade conhecida como Apartamentos. A Coordenadoria das UPPs informou que os PMs faziam patrulhamento de rotina quando se depararam com bandidos armados na altura de um viaduto na Linha Amarela. Na troca de tiros, Wellington foi baleado e encaminhado ao Hospital Municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca, Zona Oeste. Com os suspeitos foram encontradas duas pistolas. 

No sábado, o clima também foi tenso na comunidade da Rocinha, Zona Sul do Rio. Moradores relataram trocas de tiros durante a madrugada e na parte da manhã. Policiais da UPP da Rocinha apreenderam trouxinhas de maconha, uma balança de precisão e um caderno com anotações do tráfico numa casa na localidade da Vila Verde. A ação dos policiais aconteceu a partir de uma denúncia anônima e assustou os moradores com as intensas trocas de tiros.