ASSINE
search button

Abraji repudia novas agressões a jornalistas no Rio

Compartilhar

Quatro jornalistas foram hostilizados e agredidos nesta quinta-feira (22) no Rio de Janeiro. Os repórteres Julio Molica e Antonia Martinho, da Globonews, foram expulsos da galeria da Câmara Municipal do Rio de Janeiro por manifestantes favoráveis à CPI dos ônibus. O repórter cinematográfico da Band, Sergio Colonesi, e o jornalista do Terra, Cirilo Júnior, também foram agredidos em meio a um tumulto. Nenhum dos profissionais precisou de atendimento médico.

Em nota, a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) reafirma a preocupação com o clima de hostilidade contra a imprensa que vem marcando a cobertura de protestos em todo o país.

Na segunda-feira, 19 de agosto, jornalistas foram alvo de jatos de spray de pimenta disparados por policiais militares durante outra manifestação na rua do Catete, também no Rio de Janeiro.

"Agressões a jornalistas estão se tornando perigosamente rotineiras. A democracia não é compatível com atitudes que contrariam o direito à informação de toda a sociedade. A Abraji se solidariza com as vítimas e faz um apelo para que as agressões cessem, sejam perpetradas por quem forem", diz a nota da Abraji .