ASSINE
search button

Cabral reconhece que obras do entorno do Maracanã não estarão prontas

Governador garante, porém, que amistoso Brasil X Inglaterra  terá total segurança

Compartilhar

Ao participar da inauguração do Centro de Acompanhamento de Grandes Eventos e Gerenciamento de Crises, na Cidade Nova, o governador Sérgio Cabral disse que ficou aliviado quando soube do motivo da suspensão do jogo entre Brasil e Inglaterra, revogada na noite de ontem: "A própria juíza reviu a decisão, viu que era uma questão burocrática. É um processo que não é fácil. É preciso foco. Vamos entregar um estádio modernizado, renovado, à altura do que ele representa para o mundo", elogiou Cabral. 

"Era um estádio muito defasado, aquém do que vimos nos últimos 25 anos no mundo inteiro, e teremos uma grande região de entretenimento", avaliou.

>> Justiça revoga liminar e libera Maracanã para Brasil x Inglaterra

Sobre as obras do entorno do estádio, o governador reconheceu que não estarão prontas até domingo: "As obras do entorno estão sendo terminadas pela prefeitura. Mas quem tiver que cobrir o evento, vai ficar feliz; e quem for procurar problemas,vai encontrar também", reconheceu. "Mas os torcedores terão total segurança para ir e voltar da partida", garantiu Cabral.

A imprensa inglesa repercutiu a decisão dizendo que o Brasil vive 'um caos'. O governador disse que o papel da imprensa é criticar e elucidar. "Mas são apenas interpretações".

O amistoso entre Brasil e Inglaterra neste domingo(02), na reabertura do Maracanã será o primeiro teste do Centro de Acompanhamento de Grandes Eventos e Gerenciamento de Crises. O maior teste, no entanto, acontecerá de fato na Jornada Mundial da Juventude, no final de julho.

O custo do projeto foi de R$ 104,5 milhões, divididos em 75% para o Governo do Estado e 25% para o Governo Federal. O projeto, que tinha prazo de 10 meses para construção e R$ 36 milhões de orçamento, quase triplicou de preço e durou 28 meses a mais.

Com 2600 m², o local representa apenas a primeira fase do Centro Integrado de Comando e Controle(CICC), que deve ter sua próxima fase iniciada no segundo semestre. As centrais de atendimento da PM, Polícia Federal, Samu e Corpo de Bombeiros serão transferidas para o local, que terá 10625 metros quadrados. 

Os analistas do local poderão acompanhar, por exemplo, a movimentação de mais de  450 câmeras dos Batalhões da Polícia Militar e 600 câmeras da prefeitura para tentar corrigir possíveis erros durante o amistoso entre Brasil e Inglaterra, a fim de estarem prontos para a visita do Papa Francisco entre 22 e 29 de julho.