ASSINE
search button

Bloqueio da Radial Oeste afeta trânsito perto do Maracanã

Fifa pediu remoção de passarela para dar visibilidade a estádio

Compartilhar

A passarela que dá acesso à estação Derby Club, da Supervia, localizada na parte de trás do Maracanã, está sendo retirada, em uma ação que começou na noite de sexta-feira (17) e vai até as 4h da manhã da próxima segunda-feira (20). Sob o argumento de dar melhor visibilidade ao Estádio, o pedido foi feito pela Federação Internacional de Futebol (Fifa) para a Copa das Confederações. Antes ad disputa da competição, haverá um amistoso no dia 2 de junho, entre Brasil e Inglaterra.

Com isso, houve o bloqueio da Avenida Radial Oeste. A medida alterou o itinerário de 31 linhas de ônibus, fechou a estação de trem do Maracanã e deixou o fluxo de veículos intenso nas vias ao redor do estádio.

O trânsito está lento devido ao números de carros utilizando a mesma via. A Rua São Francisco Xavier e a Avenida Manoel de Abreu são as que apresentam maior lentidão, acima do normal. Os dois caminhos estão recebendo o volume de veículos que originalmente trafegariam pela Rua Teodoro da Silva.

Há agentes da CET-Rio e painéis de mensagem orientando os motoristas sobre qual opção seguir, embora muitos ainda estejam confusos com as mudanças. “Fiquei meio perdida quanto aos caminhos. Tive de voltar três vezes para acertar o percurso”, relatou a estudante Mônica Candido. “Está tudo uma porcaria. Vim de Botafogo e desde lá já percebi a lentidão”, reclamou o publicitário Ricardo Pereira.

Luiz Carlos Almeida, motorista de táxi, comentou que o trânsito da região já é complicado, e hoje a situação piorou. “Tá brabo. A Fifa mandou tirar essa passarela para quê?”, questionou irritado. O aposentado Antônio Mendes confirma que em dias normais passar pela região do entorno do estádio costuma ser complicado. “ Aqui é sempre difícil, tem muito carro. Vamos ver se depois de todas essas obras as coisas melhoram”.

Veja as opções de caminho a serem utilizados durante o bloqueio

Enquanto houver a interdição, de acordo com a prefeitura, quem quiser chegar ao Centro deve seguir pelas seguintes rotas: Rua Visconde de Niterói, Avenida Bartolomeu de Gusmão, Viaduto Oduvaldo Cozzi e pelo Viaduto Agenor de Oliveira, localizado na Mangueira.

E quem costuma usar a Radial Oeste com sentido Centro, em direção à Jacarepaguá e Vila Isabel, pode optar pela Avenida Maracanã, Rua Viaduto Oduvaldo Cozzi, Rua Radialista Waldir Amaral e Rua Professor Eurico Rabelo. Na maior parte desses caminhos citados, a lentidão segue de modo moderado, com demora na dispersão dos veículos devido ao sinais de trânsito. 

Quem segue para o Méier e usa a Radial Oeste, encontra o tráfego fluindo bem, sem muitas retenções, pelo Viaduto Agenor de Oliveira (Mangueira), Rua General Herculano Gomes, Rua Visconde de Niterói, Viaduto de São Cristóvão e Avenida Bartolomeu de Gusmão. 

Se tudo correr conforme o previsto, o bloqueio segue até as 4h da manhã de segunda-feira (20). A finalização das obras no entorno do Maracanã acontecem ao mesmo tempo da retirada da passarela. Segundo funcionários presentes no local, até agora não houve qualquer problema ou impedimento para realização do procedimento.