Um adolescente de 14 anos foi vítima de atropelamento na Barra da Tijuca (Zona Oeste do Rio), na tarde desta quarta-feira (8). O jovem, identificado como Jonhatan Lima, foi atingido por um ônibus da linha 853 (Vila Keneddy - Barra da Tijuca) na pista lateral da Avenida das Américas, altura da Avenida Salvador Allende, sentido Barra da Tijuca. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Outros três acidentes envolvendo ônibus ocorreram nesta quarta-feira no Rio.
Em nota enviada pela Secretaria Municipal de Transportes do Rio (SMTR), a Prefeitura explica que " o coletivo estava em dia com as vistorias do ano passado do Detran e da SMTR".
O ônibus, segundo o documento, era conduzido pelo motorista Luís Carlos da Silva, 41 anos com 15 anos de profissão. O acidente ocorreu após a descida do Viaduto Orlando Raso, na saída da agulha que leva da pista central à pista lateral da Avenida das Américas. O motorista parou no local para prestar socorro à vitima e, neste momento, está sendo encaminhado à delegacia para prestar depoimento.
O coletivo dispunha de duas câmeras internas, uma direcionada para a frente, com a visão do motorista, e a outra voltada para a parte interna do ônibus. As imagens foram disponibilizadas para a Polícia Civil, que apontará as causas do acidente.
Ainda de acordo com a nota, "A SMTR determinou ao Consórcio Santa Cruz que suspenda o motorista de suas funções até a conclusão do inquérito policial. Caso seja determinada sua culpa, o motorista será demitido".
Outro ônibus atropelou uma criança de 11 anos na Estrada dos Bandeirantes, zona Oeste, que teria se desequilibrado da bicicleta e caiu em frente ao coletivo da linha 747 (Vargem Grande x Cascadura), do consórcio Transcarioca. O motorista, Nilton César Castro Faria, 47 anos, tentou frear mas não conseguiu evitar o acidente. Ele prestou socorro e depôs na delegacia. Encaminhada ao Hospital Lourenço Jorge, na Barra, a vítima teve um corte no rosto e passa bem
Um terceiro atropelamento por ônibus ocorreu perto das 18h, na Avenida Brasil, próximo à Ilha do Governador. Não há informações sobre o estado da vítima, cujo acidente provocou a interdição da faixa seletiva da pista central. Só em abril, foram 12 mortos por atropelamento na Região Metropolitana do Rio.