ASSINE
search button

Rio contabiliza estragos provocados pelo temporal que deixou um morto

Motorista de van foi atingido por árvore no Centro da cidade

Compartilhar

Chuva e ventos fortes, que chegaram a mais de 90km/h em Copacabana, na Zona Sul, deixaram um morto e um rastro de destruição no município do Rio na manhã desta segunda-feira. Uma van foi atingida por uma árvore na Avenida Marechal Floriano, no Centro, e o motorista Ronaldo Gonçalves Fontinhas morreu devido a um politraumatismo. Ele sofreu fraturas no fêmur e na bacia e chegou a ser submetido a uma cirurgia no Hospital Souza Aguiar, mas não resistiu. 

Árvores caíram em vários outros bairros. Mais de 15 localidades ficaram sem luz. Ruas ficaram alagadas e o trânsito interrompido. Os congestionamentos foram gigantescos em toda a cidade. As operações nos aeroportos, trens e metrô foram prejudicadas pelo temporal. 

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio informou que algumas vias ainda permanecem com trechos interditados ou parcialmente bloqueados devido à queda de árvores. Nos seguintes trechos, há impacto no tráfego:

- Interditada uma faixa da Praia de Botafogo, na altura da Oswaldo Cruz, no sentido Centro.

- Interditada a Rua Bolívar, entre Leopoldo Miguel e Barata Ribeiro.

- Interditada Rua México, altura da Rua Santa Luzia. Desvio pela Av. Pres. Wilson.

- Interditada a Av. Marechal Floriano, entre a Visconde da Gávea e a Tomé de Souza, em ambos os sentidos.

- Pista da direita do Boulevard 28 de Setembro, altura da Rua Duque de Caxias.

- Estrada de Furnas, altura do nº 2650 tem uma faixa interditada.

- Av. Niemeyer, sentido São Conrado, faixa da esquerda ocupada. Pare e siga. Devido a esta ocorrência, a reversível em direção ao Leblon foi estendida pela CET-Rio.

- Av. Abelardo Bueno, sentido Recreio, altura do nº 3100.

- Rua Rodolfo Dantas, nº 6, uma faixa.

- Duas árvores interditam parcialmente o sentido Jacarepaguá da Grajaú-Jacarepaguá, uma na altura do km 3,5 e a outra na altura do Cabana da Serra.

- Viaduto Eng. Noronha, via que liga o Santa Bárbara à Rua Pinheiro Machado (interditado parcialmente).

- Rua Pinheiro Machado com Rua das Laranjeiras, sentido Catumbi (interditada parcialmente).

- Rua Xavier Marques, sentido Bangu, altura do nº 848, em Campo Grande.

A Light trabalha em diferentes bairros da cidade para restabelecer o fornecimento de energia, que causa interrupção no funcionamento de sinais de trânsito. Nestes locais, operadores de tráfego orientam motoristas e pedestres. Agentes da Prefeitura trabalham nas ruas para minimizar os impactos da chuva, com o prolongamento de seus turnos operacionais. 

A Guarda Municipal trabalha com um efetivo de 1.900 operadores. A CET-Rio trabalha com 820 homens orientando o tráfego e a Seconserva atua com oito equipes de plantão nas ruas.

O município do Rio de Janeiro entrou em Estágio de Atenção às 6h05 de hoje devido à chegada de uma frente fria sobre a cidade. Às 6h30, a estação Barra / Riocentro registrou índice pluviométrico de 14,2mm, considerado muito forte. 

De acordo com o Alerta Rio, a estação do Inmet em Copacabana registrou rajadas de vento de 93 km/h, também considerado muito forte.

Teleférico do Alemão continua parado por causa do temporal

Técnicos da SuperVia realizaram vistoria nos equipamentos do Teleférico do Alemão, após a interrupção do serviço causada pela chuva e vento. A equipe detectou que um cabo responsável pela transmissão de dados foi danificado pela fortes rajadas de vento, no trecho entre as estações Baiana e Adeus. Técnicos já estão providenciando os reparos, mas ainda não há previsão para que o sistema volte a operar.