ASSINE
search button

Câmara sugere que novo autódromo seja construído em Guaratiba

Compartilhar

Diante das dificuldades em descontaminar o terreno do Exército em Deodoro que receberia o novo autódromo do Rio de Janeiro, a Comissão Especial da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos da Câmara dos Vereadores quer que o projeto da pista seja transferido para Guaratiba, também na Zona Oeste da cidade.

A sugestão seria uma alternativa diante dos riscos em construir o equipamento esportivo em uma área repleta de explosivos de alto poder destrutivo. O Comando Militar do Leste estima que sejam necessários 18 anos para encontrar todos os artefatos espalhados pela área de 2 milhões de m², que servia de campo de treinamento de tiro para as Forças Armadas.

A área em Guaratiba também é do Exército brasileiro, mas não enfrentaria os mesmos problemas que o espaço em Deodoro. O vereador Carlo Caiado (DEM), presidente da comissão, acredita que o bairro está totalmente preparado para receber um empreendimento desse porte:

"A abertura do túnel da Grota Funda está ajudando a viabilizar muito o bairro. Acho que há espaço para que o novo autódromo da cidade seja construído lá, como por exemplo, em um dos inúmeros terrenos pertencentes ao Exército. Vou me reunir com a Comissão na semana que vem e vamos tentar marcar uma reunião com o Secretário Régis Fichtner e encontrar uma saída viável”, promete.

Legislação impede construção

A legislação municipal, no entanto, não permite que o autódromo seja construído em Guaratiba, por conta de diversas restrições urbanísticas. Para Caiado, no entanto, a Câmara dos Vereadores pode auxiliar a viabilizar a ideia, alterando os marcos legais para a região:

 “A Prefeitura prometeu enviar a minuta do PEU (Projeto de Estruturação Urbana) de Guaratiba ainda esse ano à Câmara. Se houver um entendimento, o Projeto pode chegar a Casa já prevendo a implantação de um equipamento esportivo de porte, como é o caso do autódromo. Se não, a própria Câmara pode emendar o projeto e apresentar essa solução, que é muito positiva para a cidade e para o bairro", completa.