Cinco serviços, mais solicitados, concentram cerca de 60% das ligações ao 1746  

Central de Atendimento ao Cidadão completa dois anos com 5,5 milhões de ligações recebidas

Remoção de entulho (442.525 pedidos desde a criação do 1746), reparo na iluminação (153.332), estacionamento irregular (131.228), limpeza urbana (85.217) e tratamento de árvore (71.128) totalizam cerca de 60% das ligações recebidas na Central de Atendimento ao Cidadão.

Remoção de entulho é o principal pedido dos moradores via central e web. Já pelos aplicativos de celulares o campeão de solicitações é o estacionamento irregular. Assuntos relacionados a ônibus foram os que mais receberam sugestões e denúncias neste segundo ano do 1746. O serviço de ônibus é o mais criticado pelo cidadão e a limpeza é o que recebe mais elogios.

Criada em 23 de março de 2011, a Central 1746 está totalmente integrada à rotina do carioca. Ligando 1746, acessando o site ou fazendo solicitações via aplicativo para celular, os moradores se acostumaram a se comunicar com a prefeitura, cobrando diariamente por melhorias para a cidade. O 1746 foi inspirado no “311” de Nova York.

Desde a criação da Central 1746, a remoção gratuita de entulho foi o serviço mais solicitado pelos cariocas. Já o bairro que mais se utilizou do 1746 neste período foi Campo Grande e o órgão mais acionado foi a Comlurb.

1746 em números

A parceria tem crescido com o tempo, bem como as mudanças promovidas para implementar os atendimentos. Atualmente, a Central 1746 oferece 2.015 serviços e informações. Além disso, 42 órgãos integram os atendimentos, o que resulta em 75% da população satisfeita com os serviços prestados.

Neste segundo ano de atuação, 13 órgãos passaram a atender demandas via 1746. Entre eles estão o Procon Carioca, Secretaria Municipal de Habitação e Urbanismo.

Atualmente, 72% das solicitações são para serviços, sendo que 5 órgãos detém cerca de 90% desta demanda: Comlurb, Rioluz, GM, Seconserva e Defesa Civil.

A média mensal de solicitação de serviços passou de 51 mil, no primeiro ano de funcionamento da Central para 65 mil, no segundo ano. E a resolutividade nos chamados passou de 83% no primeiro ano para 86% no segundo ano.

Com capacidade para 234 atendimentos simultâneos e 600 mil atendimentos/mês, o contato com o 1746 pode ser feito por telefone, com o custo de uma ligação local, pelo site www.1746.rio.gov.br, ou através de aplicativos para celulares, permitindo que os usuários fotografem os problemas e enviem fotos em tempo real nas solicitações de reparo.