ASSINE
search button

Ação truculenta na desocupação do Museu do Índio repercute mundialmente

Compartilhar

A retirada de forma truculenta dos índios e manifestantes que ocupavam o antigo Museu do Índio, pelo Batalhão de Choque da PM, recebeu ampla repercussão da mídia internacional. Nas redes sociais também é grande o número de pessoas condenando a decisão do governo.

Após clima de muita tensão e expectativa desde as primeiras horas desta sexta-feira (22), a policia entrou, por volta das 11h50, na Aldeia Maracanã para cumprir a ordem de desocupação do local. Munidos de balas de borracha, bombas de efeito moral e spray de pimenta, eles enfrentaram a resistência de índios, ativistas e políticos e usaram da força para garantir a desocupação do terreno. 

O defensor público Daniel Macedo, que acompanha o caso desde o início da polêmica, afirmou que a invasão policial foi precipitada, e utilizou força desproporcional. "Estamos estudando a possibilidade de entrar com uma representação contra o comandante por crime de abuso de autoridade"

O agência de notícias Reuters, da Alemanha, destacou a expulsão dos índios: "Policia do Rio desaloja nativos da Amazônia de palco da Copa do Mundo".

A rede BBC da Inglaterra também deu destaque à ação: "Polícia brasileira expulsa manifestantes de museu indígena".

Outro jornal ingles, o Daily Mail, enfatizou a ação truculenta. "Tumulto no Maracanã! Policia brasileira espanta nervoso protesto como parte das preparações para a Copa do Mundo"