ASSINE
search button

Em clima de paz, blogueira cubana conhece as praias do Rio

Yoani Sánchez elogiou a beleza da cidade e o carinho do povo carioca

Compartilhar

A blogueira cubana Yoani Sánchez tem uma passagem tranquila pelo Rio de Janeiro, sem os protestos que a perseguiram em outras cidades do país. Ela chegou neste sábado (23) e ficou hospedada no Hotel Windsor Barra, na Barra da Tijuca, por cortesia da Associação Brasileira da Indústria Hoteleira.

Sempre acompanhada pelo deputado federal Otávio Leite (PSDB), que também a recepcionou no Aeroporto Santos Dumont, Yoani saiu do hotel por volta das 9h30 deste domingo (24) e fez um passeio pela orla da Zona Sul, seguindo a Avenida Niemeyer.

Em seguida, visitou o Forte de Copacabana, tomou água de coco em um quiosque da orla e foi ao Pão de Açúcar.

Três seguranças cedidos pelo Governo do Rio acompanharam a blogueira em todo o trajeto. Ela agradeceu o carinho do povo carioca, ressaltando que as pessoas são muito "calorosas". Além disso, Yoani ficou entusiasmada com as belezas do Rio. "A cidade é linda", afirmou.

Neste sábado, quando chegou à cidade, a dissidente cubana disse que pretendia fazer um programa descontraído, visitar amigos, descansar e conhecer as belezas naturais. Yoani Sánchez afirmou que, apesar dos protestos nas cidades por onde passou, a acolhida no Brasil tem sido ótima, enfatizando que as hostilidades são praticadas por uma "minoria".

Em rápida entrevista aos jornalistas, ela afirmou que não acredita na possibilidade de renúncia do presidente de Cuba, Raúl Castro. Na última sexta-feira, Raúl disse que vai completar 82 anos e que tem o direito a se aposentar. "Quando eu vir, acreditarei", ressaltou Yoani.

A blogueira deve viajar na segunda-feira para a República Tcheca, segunda etapa de sua viagem de 80 dias por uma dezena de países de América e Europa.

Blogueira posta fotos do Rio em seu twitter

Encantada com a beleza da Cidade Maravilhosa, a blogueira aproveitou o dia contemplando as belas paisagens do Rio de Janeiro e compartilhando com os seus seguidores do perfil do twitter.

Sobre a recepção dos cariocas, a cubana só teceu elogios no twitter."29 graus de temperatura no Rio de Janeiro e mil de calor", disse ela. Há "calor humano por todos os lados". Já em outra publicação: "As pessoas na rua dão muito carinho a mim! Muitos gritam Viva Cuba livre!", afirmou.

>> Blogueira comenta a eleição do novo presidente do parlamento cubano 

Yoani Sánchez ressaltou ainda a presença de guardas municipais nas ruas do Rio de Janeiro sem armas, diferente do que acontece em seu país. 

Nesta postagem, seguidores questionavam a realidade de Cuba. Uma usuária pergunta à jornalista se no seu país não se utilizam armas. E um brasileiro responde: "A polícia revolucionária cubana usa pistolas Makarov 9mm, apesar de a população ser 100% desarmada", diz o rapaz.