A operação de combate à desordem realizada nesta terça-feira de Carnaval, 12 de fevereiro, por agentes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop), com apoio de guardas municipais, encaminhou 11 pessoas para a Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (DEAT), no Leblon, por urinarem em via pública durante o desfile da Banda de Ipanema, em Ipanema. Durante a fiscalização foram apreendidos com ambulantes não autorizados: 350 bebidas diversas, dois carrinhos de mercadorias, uma churrasqueira e cinco isopores.
Nesta manhã, durante o bloco das Carmelitas, em Santa Teresa, 29 pessoas (sendo 1 mulher e 1 estrangeiro) foram encaminhados para a DPCA no Centro por urinarem em via pública. Durante a fiscalização foram apreendidos com ambulantes não autorizados: 170 bebidas diversas, duas churrasqueiras, seis isopores, oito quilos de carne e um botijão de gás. A fiscalização também desmontou quatro barracas de ambulantes não autorizados que atuavam no local.
- Esse ano as pessoas foram mais conscientes e esperaram para usar os banheiros públicos disponibilizados pela Prefeitura, ainda sim encontramos muitos foliões que insistiram em urinar em via pública e por isso foram encaminhados para delegacias. O Carnaval 2013 tem um saldo positivo com desfiles de blocos ocorridos nos horários previstos e uma fiscalização efetiva, que garantiu segurança e conforto aos foliões da Cidade - disse Alex Costa, secretário de Ordem Pública.