Niterói desiste de utilizar polêmica logomarca

Mesmo depois de ter ficado "muito feliz" com a nova identidade visual da cidade, o prefeito de Niterói (Região Metropolitana), Rodrigo Neves, desistiu de utilizar a polêmica logomarca, que alude às iniciais de seu nome, e foi lançada na última quarta-feira (16/01).

"A prefeitura de Niterói informa que não vai utilizar a logomarca anunciada na última semana por conta de semelhanças encontradas posteriormente com a logomarca de uma empresa privada. Uma alternativa gráfica será elaborada em parceria com a equipe de criação da Associação Conselho Empresarial e Cidadania (Acec) de Niterói, utilizando o mesmo conceito de valorização do nome da cidade", disse a nota, referindo-se a semelhança com o símbolo do console de vídeo-game 'Nintendo 64'.

Elaborada pelo município em parceria com a Acec, a imagem foi criada, segundo a Prefeitura, com o objetivo "de refletir os novos tempos da administração municipal, ressantando a união entre as esferas de poder municipal, estadual e federal, além dá sociedade e instituições civis, além de valorizar a cidade".

No entanto, a arte final não agradou. Inspirada, de acordo com Rodrigo neves, em "cidades mundialmente conhecidas, como Melboune, na Austrália, Nova Iorque, nos EUA e Buenos Aires", a imagem foi alvo de muitas brincadeiras e piadas por toda a internet. 

De acordo com a prefeitura, a mesma Acec "se responsabilizará pela elaboração de nova logo, seguindo orientações da assessoria de comunicação do município". Desta vez porém, será feita uma pesquisa para evitar uma nova 'coincidência' com símbolo ou marca já existente.