Chuva diminuiu, mas Angra dos Reis permanece em estado de emergência

O volume de chuva em Angra dos Reis, na Costa Verde, litoral sul do Rio de Janeiro, que chegou a 267mm durante a quinta-feira, foi de apenas 25mm de 0h às 8h desta sexta-feira, segundo informações da prefeitura local. No entanto, a cidade permanece em estado de emergência, devido ao solo encharcado. Com isto, o risco de deslizamento de encostas segue alto em algumas regiões do município. A previsão do tempo para as próximas horas é de chuvas fracas a moderadas.

A Defesa Civil de Angra dos Reis está realizando vistorias em casas nas áreas de maior risco, tentando convencer os moradores a buscarem os abrigos. Querem evitar que moradores das áreas interditadas voltem para suas casas. Os agentes monitoram ainda o solo na expectativa de detectarem possíveis deslizamentos.

O número de pessoas nos cinco abrigos da cidade caiu para 151, pois parte daqueles que inicialmente foram atendidos, recorreu às casas de parentes e amigos. Os abrigos foram montados na Escola Estadual Conde Pereira Carneiro, no Centro, na Escola Municipal José Luiz Ribeiro Reseck, no Frade, na Escola Municipal Frei Bernardo, no Parque Mambucaba e nas escolas municipais Cleuza Fortes Jordão e Raul Pompeia, na Monsuaba.

Na noite de quinta-feira (3), três barreiras na Rodovia Rio-Santos desabaram provocando a interdição total da via. As quedas ocorreram nas localidades de Camorim Grande, Lambicada e Monsuaba. A Rio-Santos foi liberada por funcionários da prefeitura por volta no início da madrugada desta sexta.

Uma torre de energia da concessionária Ampla inclinou no Morro do Moreno, em Jacuecanga, obrigando a retirada de 25 famílias do local. A prefeitura atua na limpeza e recuperação das ruas da cidade, com ênfase na região sul do município, nos bairros de Bracuí, Santa Rita, Frade, Marinas, Morro do Tatu e Sapinhatuba I.

A prefeitura de Angra dos Reis recolhe alimentos não-perecíveis, água, roupas e produtos de higiene pessoal no Colégio Estadual Dr. Artur Vargas, na Rua Coronel Carvalho, 230, no centro.