ASSINE
search button

Estamos em 2013: mais de 2 milhões assistem à queima de fogos no Rio

Compartilhar

Estamos em 2013. Uma grandiosa queima de fogos em Copacabana, na Zona Sul do Rio, marcou a passagem de ano, neste que é considerado o maior Réveillon do mundo. A festa da virada teve como tema o título de Cidade Patrimônio Cultural da Humanidade, concedido pela Unesco em julho de 2012 por sua paisagem urbana única.

Mais de 2 milhões de pessoas, entre cariocas e turistas, lotaram as areias e o calçadão. O evento começou oficialmente às 18h, com apresentações de grupos e artistas como Sorriso Maroto, Diogo Nogueira, Claudia Leitte e a campeã do The Voice Brasil, Ellen Oléria, entre outros. À meia-noite, momento mais esperado por todos, 24 toneladas de fogos de artifício - distribuídas em 11 balsas, iluminaram o céu do Rio durante 16 minutos. Uma trilha sonora montada especialmente para a ocasião, com mistura de MPB com música orquestrada, tocou simultaneamente à queima de fogos.

O palco principal tem 65 metros - dez a mais do que o do último ano - e é uma das grandes atrações da festa. São utilizados milhares de miniPADs de LED, trazidos da Bélgica, que estão presos de forma pulverizada em uma malha que ocupa todo o fundo do palco. O equipamento, utilizado pela primeira vez no Brasil, é o mesmo das cerimônias dos Jogos Olímpicos de Londres, onde o público, na arquibancada, segurava as estruturas luminosas, ajudando no espetáculo.

A famosa festa na orla custou R$ 17 milhões. Tudo pago por cinco patrocinadores. Já nos outros nove palcos espalhados pelo estado - Queimados (Baixada Fluminense), Sepetiba, Guaratiba, Ilha do Governador, Paquetá, Flamengo, Madureira e Piscinão de Ramos - o orçamento ficou por conta da Riotur. A cifra investida, no entanto, não foi divulgada pela empresa. 

Confira a programação que agitou a multidão:

Palco principal - em frente ao Copacabana Palace:

18H - DJ MAM E CONVIDADOS

19H - DJ MARCELINHO DA LUA

20H30 - DIOGO NOGUEIRA

22H15 - SORRISO MAROTO

00H - ESPETÁCULO DE FOGOS MUSICADOS

00H16 - CLAUDIA LEITTE

2H10 - ELLEN OLÉRIA (THE VOICE BRASIL)

3H - GRES UNIDOS DA TIJUCA

Palco em frente à Rua Santa Clara:

18H - DJ FABIO TABACH E CONVIDADOS

20H - MARIENE DE CASTRO

21H20 - OLODANCE

22H40 - BABY DO BRASIL

00H - ESPETÁCULO DE FOGOS MUSICADOS

00H16 - GRUPO REVELAÇÃO

2H - GRES ACADÊMICOS DO SALGUEIRO2H30 - GRES UNIDOS DE VILA ISABEL

Palco no Leme:

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM DJS


Palco em frente à Rua Xavier da Silveira (POSTO 5):

PROGRAMAÇÃO ESPECIAL COM DJS.